Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Como ganhar sempre uma discussão

As discussões fazem parte de qualquer tipo de relação, seja ela íntima ou profissional.

Como ganhar sempre uma discussão
Notícias ao Minuto

19:00 - 02/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Toda a gente conhece alguém que adora discutir seja sobre o que for, alguém que se acha sempre dono e senhor da razão e detentor dos melhores argumentos de todo, mesmo quando não fazem qualquer sentido no que está a ser discutido.

Toda a gente conhece alguém assim e adora iniciar uma discussão só pelo prazer de a poder vencer, contudo, para que tal aconteça - caso não se deixe logo vencer pelo cansaço - é preciso adotar algumas estratégias bem concretas, como explica o site Buena Vida do jornal espanhol El País.

Em primeiro lugar, destaca a psicóloga Sheila Estévez, há que ter peso e medida e evitar gritos desnecessários, sendo, por isso, também importante moderar o tom e não usar palavras que possam ferir a suscetibilidade da outra pessoa. Manter a postura e mostrar o lado mais maduro é uma forma de conseguir espelhar confiança no que se diz, especialmente quando aquilo que se ouve tem algum tipo de impacto emocional ou nos parece injusto.

Praticar a técnica de escuta ativa é também um ponto a ter em consideração na hora de vencer uma discussão, uma vez que esta técnica baseia-se na capacidade de prestar atenção ao que se ouve para se conseguir formular corretamente o que se quer dizer, não tornando pessoal aquilo que a outra pessoa diz. Mas para que a escuta ativa seja realmente eficaz é preciso ter em mente a necessidade de respeitar as crenças e valores de outra pessoa, podendo a discussão nem sequer ter um vencedor, mas assim é certo que não sairá perdedor.

Uma vez que a linguagem corporal diz mais do que a própria fala, é preciso ter cuidado com alguns gestos e posturas, em particular com o hábito de revirar os olhos, algo que pode irritar ou 'cair mal' na outra pessoa. Além disso, destaca a publicação, o contacto visual pode fazer com que as pessoas sejam mais resistentes à persuasão, por isso, se quer vencer uma discussão é melhor falar sempre olhos nos olhos.

Quando a discussão não é apenas a dois, então há que ter 'compinchas', mais concretamente, pessoas que tenham a mesma opinião e que aumentem a credibilidade do que se defende.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório