Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Da cebola ao chocolate, tudo o que deve manter longe do seu cão

'É só um bocadinho', diz ao seu cão quando ele lhe vem pedir comida. Mas esse 'só um bocadinho' pode ser verdadeiramente penoso (ou até mesmo fatal) para o animal.

Da cebola ao chocolate, tudo o que deve manter longe do seu cão
Notícias ao Minuto

07:51 - 14/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Se pudéssemos dar um super poder aos cães, com certeza que seria algo relacionado com comida, mais concretamente, com a capacidade que têm em farejas quase automaticamente qualquer tipo de comida ou alguém que tenha algo para comer nas mãos.

Os cães tendem a pedinchar todo o tipo de comida que veem, mas cabe aos donos aprenderem a resistir ao ar enternecedor que os bichos colocam quando estão perto de comida ou de alguém a cozinhar. E a razão é muito simples: a comida dos humanos faz mal e pode mesmo matar os animais.

"Vemos animais a comer todo o tipo de coisas", diz John de Jong, presidente da Associação Americana de Medicina Veterinária. Para o especialista, os donos tendem a dar 'só um bocadinho' do que estão a comer aos animais, mas até mesmo as pequenas quantidades podem ser nocivas, dando origem a sintomas de "vómito, diarreia e outros problemas como hematúria [presença excessiva de glóbulos vermelhos na urina] e ataxia [transtorno neurológico que afeta a coordenação dos movimentos]" devido à toxicidade a que o seu organismo é alvo.

Como lhe contámos aqui, o amor através da comida pode estar a tirar saúde ao animal de estimação, uma vez que existem vários alimentos 'de humanos' que não devem ser ingeridos pelos patudos, como é o caso da cebola e do alho crus.

De acordo com a Fox News, estes dois alimentos até podem ser altamente benéficos para a saúde das pessoas, mas para os cães podem significar um possível envenenamento causado por danos oxidativos nos glóbulos vermelhos. Entre os sinais de alerta estão a diarreia, o vómito, a baba excessiva e o sangue na urina.

Embora seja comum em muitas famílias, dar ossos aos cães é também um perigo, pois, ao serem roídos, os ossos partem e podem causar danos a nível interno, perfurando órgãos.

'Aquele' pedacinho de fiambre, de carne de aves ou de carne vermelha que se dá ao cozinhar é também de evitar ao máximo. Segundo o especialista, este tipo de alimentos, em particular o frango, pode causar diarreia ao animal.

Tal como já nos tinha explicado a médica veterinária Rita Silva, as uvas e ameixas devem também ficar longe do alcance dos cães. A uvas “devem ser dadas com algum cuidado, porque em excesso também podem provocar alterações. Por seu turno, “o abacate também é algo que não é muito prejudicial, mas que em grandes quantidades pode ser”, contou-nos.

E o chocolate? Bem, esse é mesmo proibido. Como explicou a especialista, “alguns alimentos são mesmo proibidos. O chocolate é um exemplo. Quando chega as épocas festivas, Páscoa e Natal, temos sempre chocolate em casa e às vezes, não querendo fazer por mal, querem dar um mimo ao cão e ao gato, mas o chocolate é extremamente tóxico, provoca alterações graves neurológicas, vómitos, pode mesmo matar o animal. Claro que temos que falar em tolerância, cada caso é um caso e um cão ou gato pode ter um nível tolerância diferente, mas o dono não sabe. É como nos medicamentos, que faz pior a uma pessoa do que a outra, é intolerância individual”.

Quanto a outro tipos de doces, como as gomas, o melhor é mesmo também evitar, pois os elevados níveis de açúcar presentes na composição destes produtos podem causar hiperatividade e problemas de estômago nos patudos.

Os produtos à base de leite, como o gelado, também não devem fazer parte da alimentação dos animais, embora "uma colher de gelado possa não fazer mal", porém, os cães podem também ser intolerantes à lactose, por isso, todo o cuidado é pouco, alerta o médico norte-americano.

Seja um cão, um gato, um roedor, um periquito, um canário ou qualquer outra ave, estes são outros alimentos que deve manter bem longe do seu animal de estimação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório