Tal como acontece com os humanos, a saúde animal está muito dependente da alimentação que se tem. Os casos de obesidade entre cães e gatos tem vindo a crescer a olhos vistos, mas este não é o único perigo associado à alimentação animal.
Por ser rica em sal, gorduras e temperos, a comida dos humanos quase nunca é uma boa opção para um animal de estimação, que deve ser alimentado consoante a sua raça, idade, atividade e condição de saúde. Contudo, até mesmo determinados alimentos consumidos por humanos jamais devem ser consumidos pelos patudos.
É o caso do abacate, que é um dos alimentos mais 'tóxicos' para as aves, podendo mesmo causar danos a nível cardiovascular, como revela o site Bustle. No que diz respeito às bebidas alcoólicas, estas podem causar uma série de problemas no sistema nervoso central do animal de estimação, seja ele um cão, um gato ou um roedor, por exemplo. Diarreia é também uma consequência, mesmo quando a bebida é ingerida em quantidades pequenas.
De acordo com a publicação, também o consumo de citrinos é perigoso para os animais de estimação, podendo este tipo de frutas causar sérios danos no sistema nervoso do bicho.
Vómitos, tremores e hipertermia (aumento da temperatura corporal) são alguns dos sinais mais claros de uma possível intoxicação por frutos secos, sendo a macadâmia o fruto mais perigoso, especialmente para os cães.