Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

O iPhone X "estabelecerá o caminho para a próxima década do smartphone"

A Apple confirmou o terceiro e tão esperado modelo do seu smartphone que celebra os 10 anos de existência do smartphone.

Notícias ao Minuto

19:19 - 12/09/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Eventos

A Apple confirmou os rumores de um terceiro modelo do seu smartphone e anunciou oficialmente o iPhone X. Tal como referiam os rumores, o iPhone X tem um ecrã OLED de 5.8 polegadas que cobre praticamente toda a face frontal do dispositivo.

Naturalmente, o iPhone X não tem qualquer botão Home, o que obrigou a Apple fazer algumas alterações à forma como o dispositivo funciona. Arrastar o dedo para cima, por exemplo, é o suficiente para ir para a página inicial do dispositivo. Arrastar para os lados na base do ecrã será tudo o que precisa para alternar entre aplicações.

A falta de botão Home obrigou a Apple também a recorrer a outro tipo de tecnologia de autenticação biométrica, neste caso o Face ID. Esta tecnologia de reconhecimento facial levou a Apple a integrar uma série de sensores no topo frontal do dispositivo que são capazes de analisar a face do utilizador em 3D e até no escuro. 

A tecnológica de Cupertino garantiu em palco a segurança do Face ID, adiantando que foram criadas redes neurais a partir de centenas de imagens de caras para tornar o sistema tão preciso quanto possível. Mais ainda, a Apple garantiu que o Face ID será capaz se adaptar à cara do seu utilizador, independente se este usa um chapéu ou deixa crescer a barba. A tecnológica indicou que as hipóteses de um estranho desbloquear o iPhone X com a sua face é de 1 em um milhão.

Tão interessante é o facto de o Face ID também servir para autenticar a identidade por via de sistemas de pagamentos móveis como o Apple Pay, tornando o sistema ainda mais seguro.

O Face ID não será utilizado simplesmente para segurança. A diversão também estará garantida com os Animoji, emojis que captam as expressões faciais do utilizador para oferecer uma nova forma de se comunicar através das aplicações de mensagens da Apple. Estes animojis podem ainda ser utilizados para deixar mensagens de voz através da app de mensagens.

No que diz respeito à câmara fotográfica traseira, volta a apresentar dois sensores de 12 MP (ambos equipados com tecnologia de otimização ótica de imagem) acompanhados de um flash de quatro LED. Tal como acontece com o iPhone 8 Plus, o iPhone X dá uma maior atenção a situações onde hajam condições de luminoside aquém do esperado e usufrui ainda de um efeito de profundidade 'bokeh' de melhor qualidade. A câmara traseira não é a única a ter efeito 'bokeh', uma vez que este efeito também está presente na câmara frontal.

Diz a Apple que a bateria durará mais duas horas que a do iPhone 7, sendo que também será possível carregá-la sem fios com com a mesma tecnologia do iPhone 8. Foi neste ponto que a Apple apresentou o AirPower, um carregador que permitirá carregar sem fios não só o iPhone X como também o iPhone 8, iPhone 8 Plus, Apple Watch Series 3 e ainda os AirPods.

O iPhone X estará disponível duas variantes, 64GB e 256GB, com o preço a começar nos 999 dólares. O lançamento será no dia 3 de novembro.

[Notícia atualizada às 19:52]

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório