Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sismo de magnitude 6,4 ao largo da ilha de Sumatra

Até ao momento não foi emitido alerta de tsunami.

Sismo de magnitude 6,4 ao largo da ilha de Sumatra
Notícias ao Minuto

06:49 - 13/08/17 por Lusa

Mundo Indonésia

Um sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter foi registado hoje ao largo da ilha indonésia de Sumatra, sem que tenha sido emitido alerta de tsunami.

O forte terramoto, com hipocentro localizado a 35 quilómetros de profundidade no leito marinho, ocorreu às 10:08 (04:08 em Lisboa) a 73 quilómetros a oeste de Bengkulu, na costa sudoeste da ilha, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

Não foi reportada, até ao momento, a ocorrência de vítimas.

Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de gestão de desastres da Indonésia, afirmou que o sismo, sentido durante cerca de dez segundos nas cidades costeiras, foi forte o suficiente para derrubar móveis, levando residentes a deixarem as suas casas, e provocou cortes de energia elétrica em algumas zonas.

O mesmo responsável indicou que não foram, contudo, registados danos estruturais em edifícios.

O terramoto também foi sentido em Singapura, a aproximadamente 590 quilómetros do epicentro, com a televisão Channel NewsAsia a dar conta de que recebeu telefonemas de habitantes da Cidade-Estado.

Um sismo de 6,5 na escala de Richter, em Aceh, na ilha de Sumatra, fez mais de 100 mortos, em dezembro do ano passado.

Em 2004, a mesma província foi devastada por um tsunami desencadeado por um forte terramoto, que fez mais de 226 mil mortos numa dezena de países banhados pelo oceano Índico, a maioria na Indonésia.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, assenta sobre o chamado 'Anel de Fogo do Pacífico', uma zona de intensa atividade sísmica e vulcânica sacudida anualmente por 7.000 abalos, a maioria moderados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório