Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Oportunidade de paz duradoura entre as Coreias não deve ser perdida

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse hoje que a oportunidade de se chegar a uma paz duradoura na Península da Coreia não deve ser perdida, sublinhando os "vislumbres de esperança" que chegam da região.

Oportunidade de paz duradoura entre as Coreias não deve ser perdida
Notícias ao Minuto

15:13 - 19/03/18 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

"Temos uma rara oportunidade, nos próximos meses, de fazer prevalecer a paz na península coreana. Esta é uma oportunidade que acreditamos não poder ser perdida", disse Mogherini, em declarações após uma reunião com a sua homóloga sul-coreana, Kang Kyung-wha.

"Desde os Jogos Olímpicos de inverno que temos recebido notícias positivas -- mesmo esperançosas da Península Coreana. Não é frequente termos vislumbres de esperança e esta é uma razão adicional do nosso interesse em apoiar estas oportunidades", acrescentou.

A chefe da diplomacia da UE salientou que os compromissos assumidos por Pyongyang e relatados pela delegação da Coreia do Sul de "iniciar negociações sobre a desnuclearização e se abster de fazer testes durante as meças podem criar as condições necessárias para uma solução negociada".

As duas Coreias acordaram realizar uma cimeira na sua fronteira no final de abril, tendo a UE considerado que este encontro "poderá trazer a confiança necessária, reduzir tensões e melhorar as relações" na península.

Kang Kyung-wha reuniu-se hoje, em Bruxelas, com os seus homólogos da UE para os informar dos últimos desenvolvimentos no processo de diálogo com a Coreia do Norte.

A cimeira realizar-se-á na localidade de Panmunjom, no meio da zona desmilitarizada (DMZ) que separa as duas Coreias, declarou o emissário Chung Eui-yong, que é conselheiro para a segurança do Presidente Moon Jae-in.

As duas Coreias também acordaram abrir uma linha de comunicação de emergência entre os seus dirigentes e a cimeira será precedida de uma conversa telefónica entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, precisou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório