Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Mulheres sauditas participam pela primeira vez em corrida, mas…

Num dia de sol e calor, com os termómetros a registarem 27º, foram 1.500 as mulheres que saíram de casa para participar na sua primeira corrida. No entanto, foram obrigadas a fazê-lo envergando a túnica preta que a sua religião obriga.

Mulheres sauditas participam pela primeira vez em corrida, mas…
Notícias ao Minuto

21:13 - 03/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Arábia

Foram cerca de 1.500 as mulheres sauditas que, este sábado, correram a sua primeira prova de atletismo. O percurso de 3km foi completado debaixo do sol quente da Arábia Saudita, na cidade de Al Ehsá, mas ao contrário do que seria aconselhável numa prova deste calibre, as mulheres não estavam equipadas a rigor.

As imagens difundidas pela televisão saudita Al Arabiya mostram que todas as participantes correram envergando uma túnica preta e, muitas delas, usando o véu integral ou o niqab que apenas deixa os olhos descobertos. Isto, pese embora, os termómetros registassem 27º.

Correr nestas condições revelou-se uma tarefa complicada. Houve quem desistisse e muitas das participantes tiveram que agarrar a túnica para não tropeçar durante o percurso.

Nas redes sociais muitas foram as mulheres sauditas que criticaram a organização por não ter permitido que as atletas usassem roupas mais adequadas, tal como foi permitido aos 4.500 homens que também participaram na prova, mas num horário diferente.

A importância da presença feminina nesta corrida revela-se na medida em que na Arábia Saudita as mulheres estão proibidas de sair à rua sem estarem totalmente cobertas pela tradicional túnica preta.

O príncipe Mohamed bin Salman tem dado alguns sinais de modernidade ao permitir que as mulheres possam alcançar algumas profissões que antes lhes eram vedadas. Outro sinal de mudança chegará em junho, altura em que as mulheres vão ser autorizadas a conduzir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório