Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Rússia encerra embaixada no Iémen e retira diplomatas

A Rússia anunciou hoje o encerramento temporário da sua embaixada no Iémen e a retirada de todo o pessoal diplomático por motivos de segurança, alegadamente relacionados com um recrudescimento de combates naquele país.

Rússia encerra embaixada no Iémen e retira diplomatas
Notícias ao Minuto

15:49 - 12/12/17 por Lusa

Mundo Tensão

A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, referiu hoje numa declaração que o embaixador e outros diplomatas vão continuar a exercer as suas funções a partir de Riade, capital da Arábia Saudita.

Zakharova disse que a decisão de encerrar a embaixada em Sanaa, a capital do país controlada pelos rebeldes Houthis, estava relacionada com a situação de segurança, mas não acrescentou mais pormenores.

Uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita está envolvida desde 2015 no conflito interno do Iémen e combate os rebeldes Houthis, apoiados pelo Irão.

A guerra civil e a intervenção militar internacional já provocou pelo menos 10.000 mortos, três milhões de deslocados e colocou o país à beira da fome e de uma grave crise de cólera, também devido ao estrito bloqueio imposto pelos sauditas e aliados.

As tensões agravaram-se recentemente após os Houthis terem morto o seu principal aliado, o antigo presidente Ali Abdullah Saleh, devido a divergências relacionadas com a evolução do conflito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório