Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

"É difícil montar um governo em Angola com pessoas sem rabos de palha"

Luaty Beirão está satisfeito com o novo Governo do seu país, mas afirma que ainda existem reticências.

"É difícil montar um governo em Angola com pessoas sem rabos de palha"
Notícias ao Minuto

23:09 - 22/11/17 por Andrea Pinto

Mundo Luaty Beirão

Luaty Beirão tem se mostrado satisfeito com a mudança a que se assistiu na liderança do governo angolano e, embora admita que seja cedo demais para fazer conclusões, a verdade é que o novo presidente João Lourenço “já conquistou o benefício da dúvida”.

Em entrevista à SIC Notícias, esta noite, o ativista defendeu que “os resultados não aparecem da noite para o dia, nem que fosse o melhor presidente” do mundo, no entanto, mostra-se satisfeito por este já ter conseguido “mexer naqueles sítios mais sensíveis e onde tínhamos sérias dúvidas de que seria capaz”.

Luaty lembra que “ainda há muito a fazer” porque “deixou-se o país completamente arruinado”, mas defende que este Governo já está a dar alguns exemplos, sobretudo no que ao corte de benefícios a políticos diz respeito.

No entanto, salienta, “não se pode acreditar cegamente” nesta nova equipa, até porque “há pessoas que integram este governo que não são inicicantes”

"Alguns dos recém nomeados estão já a ser visados por investigações e processos não domésticos. É difícil montar uma equipa lá com pessoas que não tenham rabos de palha. Portanto ao mesmo tempo que queremos ver mudanças, também temos reticências", disse, lembrando que pode ter havido uma "mudança de equipa mas que os vícios vão-se manter", disse.

Luaty defendeu ainda que antes de começar a prender os antigos governantes, deveriam "coagi-los" a trazer o dinheiro de volta para Angola. "Se nos pomos a prender estas pessoas, elas são presas, mas o dinheiro não volta", atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório