Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Trump insinua que Daesh pode ser responsável por ataque em Manhattan

O ataque está a ser investigado como terrorismo. Contudo, não existem, para já, quaisquer evidências de que o atacante tenha ligações ao autodesignado Estado Islâmico.

Trump insinua que Daesh pode ser responsável por ataque em Manhattan
Notícias ao Minuto

22:59 - 31/10/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Estados Unidos

Depois de ter afirmado que o ataque desta terça-feira em Manhattan foi perpetrado por uma pessoa “doente e perturbada”, Donald Trump voltou ao Twitter, dando a entender que o autodesignado Estado Islâmico pode ser responsável pelo ataque.

“Não podemos permitir que o ISIS regresse ou entre no nosso país, depois de já ter sido derrotado no Médio Oriente e noutros lugares. Chega!”, escreveu o presidente norte-americano.

Donald Trump manifestou ainda, na mesma rede social, a solidariedade com as vítimas do ataque.

“Os meus pensamentos, condolências e orações estão com as vítimas e com as famílias [afetadas] pelo ataque terrorista em Nova Iorque. Deus e o vosso país estão convosco!”.

O ataque desta terça-feira causou pelo menos oito mortos e mais de uma dezena de feridos. Um homem, que foi detido pelas autoridades, alugou uma carrinha e atropelou várias pessoas.

As autoridades estão a tratar o caso como terrorismo, no entanto, não existe qualquer prova de que o atacante tenha ligações ao autodesignado Estado Islâmico, como afirma Donald Trump.

Testemunhas no local dizem ter ouvido o homem gritar “Deus é grande” em árabe e esse poderá ser um dos motivos pelos quais o ataque está a ser investigado como terrorismo.

Vários media avançam com a informação de que o atacante, de 29 anos, é Sayfullo Habibullaevic Saipov, natural do Uzbequistão e que terá chegado aos Estados Unidos em 2010. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório