Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Trump queria multiplicar arsenal nuclear. "NBC inventou uma história"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referiu numa reunião com a sua equipa de segurança nacional em julho o seu desejo de multiplicar por dez o arsenal nuclear do país, informou hoje a televisão norte-americana NBC.

Trump queria multiplicar arsenal nuclear. "NBC inventou uma história"
Notícias ao Minuto

16:57 - 11/10/17 por Lusa

Mundo Televisão

O canal cita três funcionários que estiveram presentes na reunião e que não quiseram ser identificados, referindo que os comentários de Trump ocorreram quando lhe estavam a ser mostrados diapositivos sobre a contínua redução das armas nucleares detidas pelos Estados Unidos desde o final da década de 1960.

"NBC News inventou uma história", reagiu Trump na rede social de mensagens curtas Twitter.

"Ficção completa com o objetivo de prejudicar. NBC=CNN", adiantou o Presidente norte-americano, antes de se interrogar sobre a possibilidade de suprimir as licenças de alguns meios de comunicação.

Na reunião no Pentágono terão participado altos responsáveis militares e também o chefe da diplomacia, Rex Tillerson.

De acordo com os testemunhos recolhidos pela NBC, terá sido pouco depois daquela reunião que Tillerson terá chamado "imbecil" a Trump.

Em várias ocasiões, durante a campanha e após a sua eleição, Trump reavivou o espetro de uma nova corrida ao armamento nuclear.

Em dezembro defendeu no Twitter que os Estados Unidos "devem reforçar fortemente e aumentar a sua capacidade nuclear" e em janeiro pediu numa ordem executiva que fosse analisada a necessidade de modernizar o arsenal nuclear dos Estados Unidos para garantir que o seu poder dissuasor se mantém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório