Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo britânico pede respeito pela "lei e Constituição" na Catalunha

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico pediu hoje o respeito pela "lei e Constituição" em Espanha, num dia marcado pela violência policial sobre a população durante a votação de um referendo independentista na Catalunha, considerado ilegal pelo Tribunal Constitucional.

Governo britânico pede respeito pela "lei e Constituição" na Catalunha
Notícias ao Minuto

18:52 - 01/10/17 por Lusa

Mundo Boris Johnson

"Queremos ver como são respeitadas a lei e a Constituição espanholas e se se mantém o primado da lei", assinalou uma porta-voz do ministério chefiado por Boris Johnson.

Segundo a mesma fonte, o referendo sobre a independência que hoje se realiza na Catalunha, suspenso pela justiça espanhola, "é um assunto que incumbe ao Governo e aos cidadãos espanhóis".

"Espanha é um aliado próximo [do Reino Unido] e um bom amigo, cuja força e unidade nos importam", disse a mesma porta-voz.

Por seu lado, o líder da oposição no Reino Unido, Jeremy Corbyn (Partido Trabalhista), criticou a "violência da polícia contra cidadãos da Catalunha" e apelou ao Governo espanhol para que lhe "ponha fim".

Pelo menos 465 pessoas ficaram feridas na Catalunha, em incidentes entre as forças de segurança e cidadãos que pretendiam votar. Também 11 agentes ficaram feridos, ao impedir a consulta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório