Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mudou para ser 'aceite' nos negócios. "Não queria ser objeto sexual"

O mundo dos negócios ainda está repleto de preconceitos? Eileen Carey acredita que sim e viu-se obrigada a mudar o seu estilo.

Mudou para ser 'aceite' nos negócios. "Não queria ser objeto sexual"
Notícias ao Minuto

09:42 - 12/09/17 por Inês André de Figueiredo

Mundo Estados Unidos

"Queria ser vista como uma líder de negócios, e não como um objeto sexual. Essas linhas muitas vezes cruzam-se nesses espaços". É desta forma que Eileen Carey descreve as mudanças no seu físico – mudou de loira para morena, deixou as lentes para começar a usar óculos e ‘desceu’ dos saltos altos.

Fundadora e CEO da Glassbreakers, uma empresa que fornece softwares para ajudar outras a atrair e capacitar uma força de trabalho diversificada, esta mulher conseguiu atingir o sucesso em Silicon Valley, mas precisou de mudar para ser ‘levada a sério’.

"Pintei o meu cabelo pela primeira vez por causa de um conselho que recebi de uma mulher que trabalhava no mercado de capital de risco", recorda à BBC, acrescentando que foi avisada de que os investidores se sentiam mais confortáveis em negociar com morenas.

O facto de ter escurecido o tom de pele fá-la parecer “um pouco mais velha”, e Carey acredita que isso é importante para que a levem “mais a sério”, tendo em conta muitos dos estereótipos com que garante continuar a cruzar-se no mercado de trabalho.

A empresária explica que tudo depende do contexto em que está inserida. “Há mais hipóteses de uma pessoa se aproximar de mim num bar se eu for loira, mas para alcançar o sucesso aqui [na indústria tecnológica], preciso de chamar o menos possível a atenção, principalmente no sentido sexual”, esclareceu.

Nesta senda, Eileen Carey garante que ainda há muito preconceito no mercado de trabalho em relação às mulheres e que é preferível procurar um trabalho onde haja uma valorização da pessoa, para se ter a possibilidade de mostrar competências, independentemente do sexo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório