Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 28º

Guterres pede respeito pelas leis internacionais e pela ajuda humanitária

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou hoje a todos os países para que respeitem e protejam os elementos da ajuda humanitária, bem como todos os civis detidos nos conflitos armados.

Guterres pede respeito pelas leis internacionais e pela ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

21:12 - 18/08/17 por Lusa

Mundo ONU

"Estamos aqui para dizer ao mundo que os civis não são um alvo. Proteger os civis num conflito é um princípio fundamental da lei internacional humanitária", disse Guterres numa cerimónia na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, que assinalou o Dia Mundial da Ajuda Humanitária.

Depois de ter sido alto-comissário para os refugiados, António Guterres lamentou que cada vez mais "as leis humanitárias internacionais e dos direitos humanos não sejam respeitadas".

Segundo Guterres, há "cada vez mais os elementos da ajuda humanitária são alvos e a bandeira das Nações Unidas não é respeitada como símbolo de imparcialidade nos conflitos", dizendo que ver colegas seus morrerem no cumprimento do dever tem sido uma das piores experiências da sua vida.

"Na Síria, no Afeganistão, no Sudão do sul, por exemplo, uma geração de crianças não conhece outra forma de vida que não em conflito", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório