Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

O que defendem, afinal, os unionistas da Irlanda do Norte?

Fundado em 1971, o DUP defende um 'soft' Brexit e assume posições iliberais nas questões do aborto e do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nas eleições gerais, elegeu 10 deputados.

O que defendem, afinal, os unionistas da Irlanda do Norte?
Notícias ao Minuto

18:40 - 09/06/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Eleições Reino Unido

Depois de serem divulgadas as primeiras projeções, mais tarde confirmadas oficialmente, de que o Partido Conservador (Tory) iria perder a sua maioria na Câmara dos Comuns, ficou no ar uma enorme incerteza relativamente ao futuro executivo britânico.

No entanto, Theresa May decidiu aliar-se ao Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda da Norte, um dos grandes vencedores da noite eleitoral, conseguindo, desta forma, formar uma maioria governativa.

Mas o que defende, afinal, este partido?

Fundado em 1971, os unionistas dividem, desde 2007, o poder na Irlanda do Norte com o Sinn Féin, partido que foi considerado o braço político do IRA e que apoia a reintegração entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.

O DUP é favorável a um ‘soft’ Brexit e quer que o governo britânico compense os fundos que a Irlanda do Norte vai perder com a saída do Reino Unido da União Europeia. É contra mudanças nas fronteiras entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, defendendo, ao invés disso, uma fronteira "fluida e sem frições".

Defende a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo. É contra o aborto, considerado ilegal na Irlanda do Norte.

Outro ponto crítico prende-se com as alterações climáticas. Apesar de não ser a linha oficial do partido, os unionistas têm imensos membros que defendem o criacionismo, uma teoria que considera que a origem do Universo se deve à ação de uma entidade divina.

O DUP consegui 10 assentos parlamentares na Câmara dos Comuns. A líder do partido, Arlene Foster, confirmou hoje que o partido iniciou negociações com os Tories para a formação de um novo governo, de forma a "trazer estabilidade" ao Reino Unido. Juntos, os dois partidos ficam com 329 deputados, ultrapassando o número mágico de 326 que dá a maioria parlamentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório