Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 18º

Um quarto das crianças tem insucesso escolar por má nutrição

A organização internacional Save the Children alerta para os “danos irreversíveis” da má nutrição no crescimento e desenvolvimento cognitivo das crianças. E aponta que um quarto das crianças do Mundo tem insucesso na escola por estar mal alimentada.

Um quarto das crianças tem insucesso escolar por má nutrição
Notícias ao Minuto

17:06 - 28/05/13 por Eudora Ribeiro

Mundo Save the Children

A Save the Children alerta que “são milhões de crianças, um quarto da população infantil, que tem o seu desenvolvimento cognitivo e educativo em risco”.

“Uma má nutrição pode prejudicar seriamente a capacidade de uma criança ler, escrever frases simples e responder correctamente a questões simples de matemática como, ‘quanto é 8 menos 3?’”, revela o relatório Food for Thought, da organização Save the Children, divulgado hoje.

A organização alerta que a má nutrição tem “graves consequências no futuro das crianças e também no crescimento económico dos países mais pobres.”

De acordo com a Save the Children, as crianças mal nutridas nos dois primeiros anos de vida sofrem danos irreversíveis no seu desenvolvimento, “crescem menos e mais fracas e os seus cérebros podem não se desenvolver completamente”. Além disso, segundo a organização, as crianças mal alimentadas tendem a ganhar, em média, menos 20% do que as outras quando são adultas.

“Com a estimativa de que um quarto das crianças do Mundo estão malnutridas, as novas descobertas apontam no sentido de que a alfabetização e os conhecimentos de matemática no mundo desenvolvido estão directamente relacionados com a má nutrição”, aponta o relatório, acrescentando que, em média, as crianças mal alimentadas são “20% menos alfabetizadas do que as outras, independentemente da qualidade da educação que a criança recebe”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório