Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Espanha quer ser interlocutor dos EUA em várias regiões do mundo

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, transmitiu hoje ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a disponibilidade de Madrid para ser um interlocutor de Washington na Europa, América Latina, norte de África e Médio Oriente.

Espanha quer ser interlocutor dos EUA em várias regiões do mundo
Notícias ao Minuto

23:12 - 07/02/17 por Lusa

Mundo Mariano Rajoy

Segundo um comunicado de imprensa do executivo espanhol, numa conversa telefónica entre os dois, Rajoy "mostrou a sua disposição de ter uma boa relação com a nova administração norte-americana" e Trump "interessou-se pela situação da economia espanhola".

"O presidente Rajoy expressou que Espanha, com um Governo estável e com uma economia que cresce a mais de 3 %, está nas melhores condições para ser um interlocutor dos Estados Unidos na Europa, na América Latina e também no norte de África e Médio Oriente", de acordo com o comunicado distribuído à imprensa.

Mariano Rajoy e Donald Trump trocaram ainda impressões sobre as relações bilaterais, questões de segurança e a situação económica.

Os dois líderes comentaram a situação criada com a saída do Reino Unido da União Europeia e, perante o interesse mostrado pelo novo Presidente norte-americano, o chefe do Governo espanhol transmitiu-lhe a sua convicção de que nos próximos meses o processo de integração europeu será fortalecido e que Madrid irá trabalhar nesse sentido.

Rajoy e Trump também comentaram a realização, em maio, da cimeira de líderes da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em Bruxelas e que deverá ser a primeira ocasião que os dois vão ter para se encontrarem fisicamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório