Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

"Avisada de um complot", vice-presidente das Filipinas demite-se

Leni Robredo anunciou hoje que vai deixar o cargo de vice-Presidente das Filipinas, alegando existir um 'complot´ organizado com vista à sua destituição.

"Avisada de um complot", vice-presidente das Filipinas demite-se
Notícias ao Minuto

16:13 - 04/12/16 por Lusa

Mundo Leni Robredo

"Tinha sido avisada de que foi organizado um `complot´ para me destituir das funções. Optei por ignorar essa informação e concentrei-me no meu trabalho, mas parece que o plano está em vias de se concretizar", afirmou a vice-presidente, que pertence ao partido liberal, na sua página na rede social Facebook.

Leni Robredo tomou a decisão de sair do cargo após ter recebido uma mensagem de um outro ministro, Jun Evasco, a informá-la, em nome do chefe de Estado, de que não iria participar mais no Conselho de Ministros.

O Presidente e o vice-Presidente são eleitos em escrutínios diferentes nas Filipinas e Leni Robredo não integra o partido do Presidente, Rodrigo Duterte.

Também o porta-voz de Leni Robredo confirmou hoje, em entrevista a uma cadeia de televisão local, a saída da vice-presidente, devido a "diferenças irreconciliáveis".

"Se existe `complot´, ele não vem do campo presidencial", referiu, contudo, o porta-voz, dizendo ser preciso aguardar para saber se, na segunda-feira, o Presidente aceita a demissão da vice-Presidente.

Leni Robredo não tem escondido "profundas divergências de princípios e de valores" com o Presidente Rodrigo Duterte, designadamente quanto à forma de lidarem com a guerra entre narcotraficantes.

Esta guerra provocou mais de 2.000 mortos no país no decurso dos últimos cinco meses.

Rodrigo Duterte, que venceu as eleições em maio último, prometeu matar milhares de pessoas ligadas ao mundo da droga, contrapondo que a falta de ação tornaria as filipinas num narco-Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório