Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Prazo para registo de eleitores alargado na Florida devido a furacão

O Partido Democrata da Florida, Estados Unidos, conseguiu na segunda-feira que a Justiça alargasse, em todo o estado, o prazo para inscrição como votante para as eleições de 08 de novembro devido ao impacto do furacão Matthew.

Prazo para registo de eleitores alargado na Florida devido a furacão
Notícias ao Minuto

06:25 - 11/10/16 por Lusa

Mundo Matthew

O juiz Mark E. Walker estabeleceu como limite para o registo o dia 12 de outubro às 17:00 (22:00 em Lisboa) ao invés de dia 11, o prazo inicial.

Walker considerou inquestionável que se não fosse alargado o prazo para o registo, os requerentes e outras pessoas sofreriam um "dano irreparável".

Os democratas tinham apresentado uma petição contra o Governo do estado, liderado pelo republicano Rick Scott, junto de um tribunal federal por não aceitar alargar o prazo, e pediam este fosse estendido até dia 18.

"Na quinta-feira, 06 de outubro, o governador Scott ordenou sem ambiguidades a 'evacuar, evacuar, evacuar' as zonas de passagem do furacão", recordaram os democratas.

Scott, que preside um comité de angariação de fundos para o candidato presidencial republicano Donald Trump, rejeitou, na quinta-feira, o pedido dos democratas com o argumento de que os eleitores tinham tido tempo suficiente.

A campanha da candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, assinalou que outros estados que sofreram o impacto do Matthew fizeram ajustes eleitorais.

A Carolina do Sul estendeu voluntariamente o registo de votantes e a Georgia está a incentivar os residentes a registarem-se de forma eletrónica, uma opção que "não está disponível na Florida".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório