Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vais fazer 18 anos? Pode vir aí um passe de interrail gratuito para ti

A medida será brevemente discutida no Parlamento Europeu.

Vais fazer 18 anos? Pode vir aí um passe de interrail gratuito para ti
Notícias ao Minuto

23:12 - 30/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo União Europeia

Se estás quase a fazer 18 anos e viajar é um dos teus hobby’s preferidos, então esta proposta da União Europeia vai agradar-te. Brevemente os deputados vão discutir no Parlamento Europeu um passe de interrail gratuito para toda a Europa, como presente de aniversário nos 18 anos de cada jovem.

Segundo o Independent, a proposta pretende dar aos europeus “um sentido de pertença” e surge após o presidente Jean-Claude Juncker ter apelado a mais cooperação dentro da União Europeia. Caso a iniciativa seja aprovada, todos os cidadãos europeus receberiam um passe assim que fizessem 18 anos e poderiam percorrer todos os caminhos da rede europeia.

Cidadãos dos estados-membros cujos países não tenham conexão com os caminhos férreos, como a Estónia, Lituânia, Chipre ou Malta, serão autorizados a usar outros modos de transporte como o autocarro ou o ferry.

Atualmente um passe de interail ‘global’ custa 479€ e permite aos cidadãos viajarem ilimitadamente em 30 países dentro de um mês. “Um programa como este iria dar a oportunidade a todos os jovens, independentemente da sua formação social ou educacional, de descobrirem a diversidade da Europa”, lê-se no plano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório