Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Detido outro jovem francês suspeito de planear ataque jihadista

Um adolescente francês de 15 anos foi detido na passada quarta-feira na zona norte da região de Paris por suspeitas de planear um ataque jihadista, divulgaram hoje fontes judiciais francesas.

Detido outro jovem francês suspeito de planear ataque jihadista
Notícias ao Minuto

12:45 - 30/09/16 por Lusa

Mundo Paris

O suspeito é hoje presente a um juiz especializado em casos de terrorismo para conhecer a acusação.

A detenção do adolescente aconteceu no departamento de Val d'Oise, a norte da capital francesa, indicaram as mesmas fontes, que confirmaram uma informação inicialmente avançada pela estação iTélé.

O canal de televisão revelou que este adolescente mantinha contacto, através do serviço de mensagens Telegram, com Rachid Kassim, um conhecido propagandista francês do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Também foi apurado que o adolescente comunicava pelo menos serviço de mensagens com um outro jovem detido no passado dia 14 de setembro em Paris, também suspeito de preparar um ato de violência.

O nome de Kassim tem estado associado às várias células de jovens 'jihadistas' que têm sido descobertas em França nos últimos meses.

Uma dessas células integrava Abdel Malik Petitjean e Adel Kermiche, dois jovens extremistas que assassinaram a 26 de julho o padre Jacques Hamel, de 84 anos, dentro de uma igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na região da Normandia (norte de França).

Outros três adolescentes de 15 anos foram detidos durante as primeiras semanas de setembro em Paris e nos arredores da capital francesa.

SCA // VM

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório