Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Chefe da NATO afirma que Defesa europeia e Aliança podem reforçar-se

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, considerou hoje que a União Europeia (UE) pode reforçar os seus meios de defesa sem prejuízos para a Aliança Atlântica.

Chefe da NATO afirma que Defesa europeia e Aliança podem reforçar-se
Notícias ao Minuto

11:45 - 27/09/16 por Lusa

Mundo Jens Stoltenberg

"Não há contradição entre uma defesa europeia forte e uma NATO forte, na realidade uma reforça a outra", disse Stoltenberg, ao lado da chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, à margem de uma reunião dos ministros da Defesa da UE em Bratislava.

Os 28 ministros da Defesa da União analisam hoje na capital eslovaca diferentes possibilidades para uma melhor cooperação europeia em matéria de segurança e de defesa, uma das prioridades fixadas na cimeira dos 27 (sem o Reino Unido) a 16 de setembro em Bratislava.

Ainda que tal projeto não esteja 'sobre a mesa', como lembrou Mogherini, os britânicos reiteraram a sua oposição a "qualquer ideia de um exército europeu", através do seu ministro da Defesa, Michael Fallon.

"A NATO deve continuar como a pedra angular da nossa defesa e da defesa da Europa", disse Fallon ao chegar hoje à reunião, considerando que a ideia de um exército europeu minaria a autoridade da Aliança.

Stoltenber, por seu turno, saudou o debate que se inicia sobre "como reforçar a defesa" da UE, considerando-o, como Mogherini, "complementar" do que faz a NATO.

O diálogo entre a NATO e a União Europeia deve ser "transparente e aberto de modo a assegurar que se reforça realmente a Europa, a defesa europeia, mas também a cooperação transatlântica", defendeu ainda o secretário-geral da Aliança Atlântica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório