Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 26 mortos devido a inundações na Indonésia

O número de mortos devido às cheias e deslizamentos de terras na Indonésia subiu para 26, com as autoridades a manifestarem pouca esperança de encontrar com vida os 19 desaparecidos, segundo as autoridades.

Pelo menos 26 mortos  devido a inundações na Indonésia
Notícias ao Minuto

07:13 - 22/09/16 por Lusa

Mundo Java

Segundo a agência nacional de desastres, 23 pessoas morreram em Garut, na ilha de Java, e 18 estão ainda desaparecidas, após chuvas torrenciais.

A força das águas causou cenários de destruição, com casas reduzidas a escombros, carros virados e destroços espalhados pelas ruas lamacentas.

Entre os mortos e desaparecidos estão mais de uma dúzia de crianças com menos de 12 anos, apesar de muitas não terem ainda sido formalmente identificadas, segundo a agência de desastres.

As equipas de resgate e pessoal do exército continuam à procura dos desaparecidos, enquanto drones estão a avaliar a escala da destruição, explicou o presidente da agência de desastres, Willem Rampangilei, em comunicado.

"Há bastante água limpa e alimentos disponíveis. A comunidade também está a ajudar", disse Rampangilei, acrescentando que foi já enviado um relatório ao Presidente Joko Widodo.

Abrigos temporários e cozinhas foram estabelecidos para assistir cerca de 430 pessoas que ficaram sem casa, além de distribuição de cobertores e roupa.

Noutras zonas de Java Ocidental, equipas de emergência continuavam à procura de uma pessoa desaparecida, após um grande deslizamento de terras em Sumedang, que causou três mortos.

As cheias e deslizamentos de terras são comuns na Indonésia, um arquipélago tropical propenso a desastres naturais e chuvas torrenciais.

Em junho, cerca de 50 pessoas morreram quando fortes chuvas empurraram torrentes de água, lama e pedra para vilas em Java Central, uma província densamente povoada na principal ilha indonésia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório