Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Balanço do sismo na Tanzânia sobe para 16 mortos e 253 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 253 ficaram feridas em consequência de um sismo de 5,7 graus na escala de Richter ocorrido no sábado no distrito de Bukoba, noroeste da Tanzânia, segundo um novo balanço das autoridades locais.

Balanço do sismo na Tanzânia sobe para 16 mortos e 253 feridos
Notícias ao Minuto

18:49 - 11/09/16 por Lusa

Mundo Abalo

As equipas de resgate continuam ainda os trabalhos de busca de sobreviventes e o primeiro-ministro tanzaniano, Kassim Majaliwa deslocou-se esta manhã à cidade mais afetada, Bukoba, onde assistiu a uma cerimónia no estádio local.

O epicentro do sismo, que ocorreu às 12:27 TMG (13:27 em Lisboa) de sábado, dia 10, situou-se a 23 quilómetros da cidade de Nsunga, no extremo noroeste da Tanzânia, perto do lago Vitória.

Salum Kijuu, governador da província de Kagera, onde se localiza Bukoba, avançou à agência France-Presse (AFP) a atualização do número de mortos e de feridos, assim como um balanço dos danos materiais, precisando que "foram destruídos 840 edifícios, incluindo 44 edifícios públicos".

O hospital de Bukoba está na ocupação máxima e com falta de medicamentos, de acordo com um comunicado da Cruz Vermelha.

"As telecomunicações foram interrompidas e estamos a tentar ter uma ideia clara dos estragos em hospitais e outras infraestruturas essenciais, especificou Andreas Sandin, coordenador de operações da Cruz Vermelha na África Oriental e Ilhas do Oceano Índico, no comunicado, citado pela AFP.

Os sismos não são raros na região dos Grandes Lagos, mas são geralmente de menor magnitude.

Não foram registados danos na capital económica da Tanzânia, Dar es Salam, situada a 1.400 quilómetros a sudeste de Bukoba.

O sismo foi sentido em vários países vizinhos, designadamente Ruanda, Burundi, Uganda e Quénia, de acordo com o Instituto de Observação Geológica norte-americano (USGS, na sigla inglesa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório