Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Merkel e Erdogan aproximam posições após semanas de tensão

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, limaram hoje arestas num encontro bilateral, após as tensões vividas desde que o Parlamento alemão aprovou em julho uma resolução a condenar o genocídio arménio.

Merkel e Erdogan aproximam posições após semanas de tensão
Notícias ao Minuto

13:26 - 04/09/16 por Lusa

Mundo Incirlik

Na sequência dessa resolução, a Turquia vetou as visitas dos deputados alemães às tropas destacadas na base militar turca de Incirlik, conflito sobre o qual pode haver "notícias positivas" nos próximos dias, afirmou Merkel aos jornalistas no final de um encontro com Erdogan, à margem da cimeira do G20.

O veto tinha causado tensão nas relações bilaterais entre os dois países, já fragilizadas devido a insultos do presidente Erdogan contra um humorista alemão conhecido.

Na sexta-feira, a chanceler alemã assegurou que o seu governo não se distanciava da resolução parlamentar que tinha desencadeado os protestos por parte da Turquia, na qual a Alemanha qualificou de genocídio a matança de cerca de 1,5 milhões de arménios perpetrada pelo Império Otomano durante a I Guerra Mundial.

Os dois líderes abordaram igualmente, neste encontro bilateral, a "catastrófica" situação na Síria, revelou Merkel, acrescentando que ambos concordaram em manter vivo o processo político para alcançar, o quanto antes, um cessar-fogo em Alepo.

Sobre a aplicação do polémico acordo sobre refugiados e imigração subscrito entre a União Europeia e a Turquia, Merkel manifestou-se otimista sobre a matérias, apesar dos obstáculos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório