Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mariano Rajoy continuará a tentar um acordo com o PSOE

O presidente em funções do governo espanhol, Mariano Rajoy, assegurou hoje em Madrid que irá continuar a tentar chegar a um compromisso com o PSOE caso saia derrotado esta semana na votação de investidura no Congresso de Deputados.

Mariano Rajoy continuará a tentar um acordo com o PSOE
Notícias ao Minuto

14:31 - 29/08/16 por Lusa

Mundo Espanha

"Vou continuar a tentar. Agora, depois da primeira votação [esta quarta-feira] e, se for necessário, depois da segunda (sexta-feira]. Porque o PSOE é quem tem a chave e é minha obrigação continuar a tentar", disse o presidente em funções e líder do PP (Partido Popular, direita).

Mariano Rajoy esteve reunido esta manhã durante meia hora com o líder do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Pedro Sánchez, que manteve o "não" dos socialistas a um governo liderado por Rajoy.

"O diálogo por Espanha nunca é prescindível", disse Rajoy aos jornalistas, depois de Sánchez, também em conferência de imprensa, ter defendido que a reunião entre os dois tinha sido "prescindível".

Para o chefe do governo espanhol, era importante que o PSOE facilitasse a formação do executivo: "desbloquear não quer dizer apoiar, mas sim permitir que haja governo", disse Rajoy.

Mariano Rajoy reuniu-se com Pedro Sánchez depois de ter concluído no domingo um acordo de investidura com o Ciudadanos, ao qual se junta o voto favorável da deputada da Coligação Canárias, Ana Oramas.

Ainda que uma aliança entre PP (137 deputados), Ciudadanos (32) e Coalición Canaria (1) garanta 170 assentos dos 350 lugares, estes ficarão a seis votos da maioria absoluta necessária para passar na primeira votação marcada para quarta-feira próxima.

Na segunda votação, a realizar na próxima sexta-feira, a maioria simples é suficiente, mas será necessário que pelo menos haja 11 deputados da oposição se abstenham.

Os espanhóis votaram em 26 de junho último, depois de nas eleições legislativas de 20 de dezembro de 2015 não ter sido possível encontrar um acordo para viabilizar um governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório