Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

União Europeia solidária com Portugal garante apoio no combate a fogos

Bruxelas está solidária com Portugal e mantém-se em contacto permanente com as autoridades nacionais dos vários Estados-membros que participam no mecanismo europeu de proteção civil para coordenar o combate aos incêndios, segundo um comunicado da Comissão Europeia.

União Europeia solidária com Portugal garante apoio no combate a fogos
Notícias ao Minuto

17:14 - 10/08/16 por Lusa

Mundo Bruxelas

"Em resposta imediata ao pedido de ajuda" do Governo português, a União Europeia mobilizou, através do mecanismo de proteção civil, um avião Canadair gerido por Itália, que se juntou a outros dois aviões mobilizados por Espanha.

"A União Europeia está solidária com Portugal na ajuda ao combate aos fogos que lavram no país (...). Os nossos pensamentos estão com todos os que foram afetados e com os bombeiros que estão a dar o seu melhor para combater os incêndios", sublinha o comissário para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides.

O Centro de Coordenação de Respostas de Emergência da Comissão Europeia, que está a monitorizar ativamente os fogos florestais, está em contacto com as autoridades de proteção civil dos países que participam no mecanismo.

O mecanismo europeu de proteção civil é uma bolsa de meios disponibilizada pelos Estados-membros da União Europeia que permite que outros peçam ajuda em caso de necessidade - incêndios, cheias, sismos, entre outros.

Mais de 1.700 operacionais estavam hoje, às 12h30, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal os bombeiros continuam a tentar apagar os vários focos de incêndio.

A Madeira foi assolada por vários incêndios desde segunda-feira em várias zonas da região, que provocaram três mortos no Funchal, vários desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados danos materiais.

Cento e vinte operacionais do continente português e outros 30 dos Açores foram enviados para a região para reforçar as equipas no combate aos incêndios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório