Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Milhares de pessoas participaram na parada do Orgulho LGBT de Jerusalém

Milhares de pessoas participaram hoje na parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) de Jerusalém sob forte proteção policial, um ano depois de um judeu ultraortodoxo ter morto uma adolescente que participava na marcha.

Milhares de pessoas participaram na parada do Orgulho LGBT de Jerusalém
Notícias ao Minuto

22:49 - 21/07/16 por Lusa

Mundo Marcha

A marcha foi acompanhada por mais de 2.000 polícias que bloquearam as estradas e instalaram postos de controlo à volta das áreas por onde a marcha passou.

Os participantes carregavam bandeiras do arco-íris estampadas com a estrela de David. Foram colocadas flores junto ao retrato de Shira Banki, que foi morta na marcha em julho do ano passado.

Banki foi atacada aleatoriamente por Yishai Shlissel, um judeu ultraortodoxo que esfaqueou outras cinco pessoas e que agora está a cumprir uma sentença de prisão perpétua.

A polícia israelita afirmou suspeitar que Shlissel estave em contacto com o irmão de modo a organizar um ataque na parada deste ano.

O seu irmão, Michael, foi preso e estava sob custódia policial por toda a duração da marcha.

Shlissel já tinha passado 10 anos na prisão depois de um ataque semelhante na parada do Orgulho LGBT de Jerusalém de março de 2005 e tinha sido liberado apenas três semanas antes do evento do ano passado.

O ministro da Segurança Pública Gilad Erdan esteve no local e afirmou estar presente para mostrar a solidariedade naquela que é "uma marcha de tolerância". Isaac Herzog, chefe do Partido Trabalhista da oposição, também participou.

Tom Canning, um dos organizadores do ano passado e que escapou ao ataque de Shlissel, declarou estar satisfeito com as medidas de segurança tomadas pela polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório