Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Brexit: Presidente do Governo espanhol expressa tristeza com saída

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou hoje que o seu executivo "toma nota com tristeza" da decisão dos britânicos pela saída do país da União Europeia e deixou uma mensagem de serenidade e tranquilidade aos espanhóis.

Brexit: Presidente do Governo espanhol expressa tristeza com saída
Notícias ao Minuto

09:46 - 24/06/16 por Lusa

Mundo Mariano Rajoy

Rajoy falou aos jornalistas minutos depois de o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ter anunciado a intenção de se demitir em outubro, na sequência do resultado do referendo de quarta-feira.

O chefe do executivo espanhol em funções explicou que o processo de saída do Reino Unido da EU demorará pelo menos dois anos após a notificação oficial.

Rajoy referiu ainda que, ao contrário do poderia ter acontecido há uns anos, a Espanha tem agora grande parte das suas necessidades financeiras cobertas e um sistema que permitirá ao país enfrentar em condições de solidez eventuais turbulências na sequência do 'Brexit'.

"Não são momentos para alimentar ou acrescentar incertezas", disse, garantindo que Espanha vai defender os direitos dos seus cidadãos.

Rajoy disse ainda que, qualquer que seja o resultado das eleições legislativas em Espanha, no próximo domingo, representará o interesse da maioria, defenderá o compromisso de Espanha com o processo de integração europeia, a estabilidade na zona euro, o processo de reforma e uma maior união política e económica.

"Creio que a Espanha vai continuar na vanguarda da integração", disse.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o 'Brexit' ter conquistado 51,9 por cento dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado.

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 08%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório