Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Saiba que pergunta a polícia britânica evita em casos de abuso sexual

A ideia é retirar qualquer responsabilidade sobre a vítima.

Saiba que pergunta a polícia britânica evita em casos de abuso sexual
Notícias ao Minuto

20:27 - 05/06/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Crime

São muitas as perguntas feitas quando a polícia britânica recebe uma vítima de violência sexual. Entre elas estão as básicas quem, quando, onde e como. Porém, a pergunta porquê fica sempre de fora desta lista.

A explicação foi dada à BBC pela coordenadora do centro de referência St Mary's, que treina policias e outros profissionais.

"Não olhamos para a vítima para pensar por que razão isto aconteceu com ela ou para a julgar, mas sim para pensar: Isto aconteceu e a pessoa que o fez é que criou o problema, não a vítima. Não importa como cada um se veste, se bebeu ou consumiu drogas ou qual o seu estilo de vida", explica Bernie Ryan.

O objetivo desta estratégia é retirar responsabilidade da vítima e não questionar as suas decisões, como ir a casa de alguém, ir a uma festa ou até usar determinada roupa.

No Reino Unido, acontece um caso de violência sexual a cada seis minutos, sem contar os casos que não são denunciados.

O St. Mary's, em Manchester, foi o primeiro dos 46 centros de referência em violência sexual criados no Reino Unido. Nele, as vítimas recebem atendimento médico, fazem exames e prestam depoimentos. Além disso, recebem aconselhamento psicológico desde que o crime acontece até que as investigações sejam concluídas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório