Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Na Europa temos de ser uma comunidade que acredita na democracia"

Partidos entregam listas de candidaturas às eleições europeias esta segunda-feira, 29 de abril.

"Na Europa temos de ser uma comunidade que acredita na democracia"

O Bloco de Esquerda (BE) entregou, esta segunda-feira, a sua lista de candidatura às eleições europeias.

À porta do Tribunal Constitucional, em Lisboa, Catarina Martins, cabeça de lista do BE às Europeias, lembrou que a Europa está a lidar com "grandes desafios, da guerra e da paz, desafios climáticos, dos serviços públicos, desafios com repercussões muito concretas na vida das pessoas", realçando a importância dos portugueses acorrerem às urnas no dia 9 de junho, para votar.

"O que está a ser decidido hoje na Europa é a sua vida e a sua vida todos os dias [...]. E nós no BE achamos que é muito importante disputar umas eleições europeias, que são uma disputa por democracia, por estado social, por responder aos grandes desafios do nosso tempo", salientou a bloquista, ex-líder do partido.

Questionada sobre a polémica das reparações às ex-colónias e o alegado voto de condenação do Chega ao Presidente da República por "traição", Catarina Martins recusou comentar assunto, vincando que o que é importante hoje é apelar ao voto dos portugueses nas Eleições Europeias.

"O meu maior medo é que as pessoas se esqueçam que as Europeias são a 9 de junho. São umas eleições um pouco mais tarde do que é habitual. Sei que as pessoas muitas vezes se sentem distantes das discussões europeias. Lembrar que tudo está a ser decidido agora tem uma influência enorme na vida das pessoas", atirou, recordando que "as Europeias são mesmo sobre a nossa vida".

"Na Europa temos de ser uma comunidade que acredita nos direitos humanos, na democracia, que não desiste de um futuro melhor", concluiu.

Tal como Catarina Martins, a líder do BE, Mariana Mortágua, recusou falar sobre a controvérsia das ex-colónias, focando-se apenas nas Eleições Europeias.

"A Catarina Martins é a candidata mais competente, mais capaz para disputar estas eleições. Nós não desistimos da Europa. A Europa conta tanto para tantas decisões tão importantes para os nosso futuro", realçou a coordenadora.

Leia Também: Bugalho, Temido, Cotrim, Martins... Quem são os 'números 1' às Europeias?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório