Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 25º

Bugalho, Temido, Cotrim, Martins... Quem são os 'números 1' às Europeias?

Sebastião Bugalho, Marta Temido, António Tânger Corrêa, João Cotrim Figueiredo, Catarina Martins, João Oliveira e Francisco Paupério. Eis os cabeças de lista dos maiores partidos às eleições Europeias do dia 9 de março.

Bugalho, Temido, Cotrim, Martins... Quem são os 'números 1' às Europeias?
Notícias ao Minuto

18:50 - 23/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Europeias

Com a aprovação dos nomes de Marta Temido como cabeça de lista do Partido Socialista (PS) e Sebastião Bugalho pela Aliança Democrática (AD) para as Europeias, é já conhecida a maioria dos 'números 1' às eleições do próximo dia 9 de março. Até ao momento, e tendo em conta os partidos com assento parlamentar, falta apenas o PAN avançar com o nome que quererá levar ao Parlamento Europeu.

Quem são, afinal, os cabeça de lista dos principais partidos às eleições europeias? 

Sebastião Bugalho - Aliança Democrática

Sebastião Bugalho será o cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) às eleições Europeias de junho. A notícia foi ontem avançada pela SIC Notícias, onde o jornalista é comentador, e confirmada à Lusa por fonte oficial da coligação. 

Sebastião Maria Reis Bugalho nasceu a 15 de novembro de 1995 (28 anos) e é atualmente colunista do Expresso e comentador televisivo da SIC.

Filho mais velho dos jornalistas João Alberto Santos Fernandes Bugalho e Patrícia Reis, Bugalho foi aluno do curso de Ciência Política, no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, tendo dados os primeiros passos no jornalismo no i e no Sol e foi depois comentador na TVI24.

Marta Temido - Partido Socialista

A ex-ministra e atual deputada Marta Temido será a cabeça de lista do Partido Socialista (PS) às eleições Europeias de junho. A notícia foi avançada ontem pela RTP e confirmada por fonte do partido à agência Lusa.

Doutorada em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, mestre em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a socialista é licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Depois de integrar três executivos de António Costa, Marta Temido apresentou a demissão do cargo de ministra da Saúde em 30 de agosto de 2022 por entender que deixou de ter condições para exercer o mandato. Após deixar as suas funções governativas, assumiu o seu mandato como deputada, lugar para o qual foi reeleita nas últimas eleições legislativas e que ocupa neste momento.

António Tânger Corrêa - Chega 

O líder do Chega, André Ventura, confirmou, em março, que António Tânger Corrêa é o cabeça de lista às eleições Europeias. Ventura considerou que o candidato tem "a experiência política e o conhecimento do mundo internacional" necessários.

António Manuel Moreira Tânger Corrêa tem 71 anos, é vice-presidente do Chega desde 2020 e foi primeiro na lista proposta pelo partido para o Conselho de Estado em 2022.

É antigo militante do CDS-PP e desempenhou o cargo de embaixador em vários países nomeadamente no Qatar, entre 2015 e 2018, na Lituânia entre 2005 e 2008, entre outros.

João Cotrim Figueiredo - Iniciativa Liberal

A Iniciativa Liberal aprovou o nome do seu ex-presidente João Cotrim Figueiredo como cabeça de lista do partido às eleições Europeias de junho, com 47 votos a favor e duas abstenções.

Cotrim Figueiredo foi o primeiro eleito da IL à Assembleia da República, em 2019, então como deputado único, tendo sido eleito por Lisboa e ainda como independente. Nas eleições legislativas antecipadas de 2022 o partido conseguiu passar de um para oito deputados, tornando-se na quarta força política.

Em 23 de outubro de 2022, João Cotrim Figueiredo tomou a decisão de deixar a liderança da IL, uma surpresa que obrigou a eleições internas antecipadas que decorreram no início deste ano e levaram Rui Rocha à liderança do partido depois de uma convenção muito dividida e crispada.  

Catarina Martins - Bloco de Esquerda 

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, anunciou, a 16 de março, que a ex-líder do partido, Catarina Martins, será a cabeça de lista dos bloquistas nas eleições Europeias.

Depois de uma década à frente do BE, durante a qual levou o partido aos seus melhores resultados, mas também a um dos piores, nas Legislativas de 2022, Catarina Martins passou o testemunho a Mariana Mortágua no ano passado, na XIII Convenção Nacional.

Foi eleita deputada pela primeira vez nas Legislativas de 2009, então como independente nas listas do BE, tendo sido reeleita nas eleições Legislativas seguintes já como militante. Catarina Martins foi coordenadora do BE entre 2012 e 2023. 

João Oliveira - Partido Comunista Português

O ex-líder parlamentar do PCP João Oliveira vai ser o cabeça de lista do partido às eleições para o Parlamento Europeu de junho de 2024, anunciaram os comunistas.

João Oliveira, advogado de 44 anos, é membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, foi deputado entre a X e a XIV Legislaturas e presidente do Grupo Parlamentar do PCP entre 2013 e 2022.

Foi membro do Senado da Universidade de Coimbra, da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), da Direcção do Núcleo de Estudantes de Direito da AAC e ainda da Direcção da Associação de Estudantes da Escola Secundária Severim de Faria, em Évora.

Francisco Paupério - Livre 

O investigador e dirigente do Livre Francisco Paupério vai ser o cabeça de lista do partido nas eleições Europeias de junho, depois de ter vencido as primárias internas, foi anunciado no passado dia 20. 

Francisco Paupério tem 28 anos, é natural de Leça da Palmeira, em Matosinhos, e a sua profissão é investigador. É formado em biologia, com especialização em bioinformática, pelas Faculdades de Ciências das Universidades do Porto e Lisboa e está atualmente a concluir o doutoramento em Biologia Integrativa e Biomedicina no Instituto Gulbenkian de Ciência.

Foi número três pelo partido no círculo do Porto nas legislativas de março.

Leia Também: Bugalho, de jornalista e comentador a "escolha única" da AD nas Europeias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório