Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 27º

Ventura confirma Tânger Corrêa como cabeça de lista do Chega às Europeias

O líder do Chega explicou ainda que está em conversações com outros responsáveis europeus para que uma coligação que vá "desde a Hungria até Lisboa" evite um segundo mandato da atual presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Ventura confirma Tânger Corrêa como cabeça de lista do Chega às Europeias
Notícias ao Minuto

16:27 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política CHEGA

O líder do Chega, André Ventura, confirmou, esta segunda-feira, que António Tânger Corrêa é o cabeça de lista às eleições Europeias. Ventura considerou que o candidato tem "a experiência política e o conhecimento do mundo internacional" necessários.

"Vamos a estas eleições europeias para vencer. Depois do resultado histórico que alcançámos a 10 de março em Portugal, depois do resultado histórico que tivemos no círculo da emigração, o Chega apresenta-se às eleições Europeias de 2024 para as vencer", afirmou, numa conferência de imprensa no Parlamento.

"Informei também o nosso grupo de partidos europeus, o ID [Identidade e Democracia] de que o embaixador António Tânger Corrêa seria esse cabeça de lista para as eleições que se apresentarão em junho - e com o objetivo claro de poder vencer", reforçou, acrescentando que é também um dos objetivos é o de evitar uma maioria de Centro-Esquerda ou do Partido Popular Europeu.

"Coligação europeia, desde a Hungria até Lisboa"

"E de conseguirmos não só ter em Portugal um resultado histórico, mas também evitarmos que Ursula Von der Leyen renove o seu mandato como presidente da Comissão Europeia", atirou. Sublinhando que se encontrou e teve contactos com responsáveis italianos, franceses e alemães, Ventura referiu que este último objetivo é partilhado pelos partidos Liga, Rassemblement national e AFD.

"Há um objetivo claro destes partidos, dos maiores dos seus países, incluindo o Chega, de procurar evitar uma maioria no Parlamento Europeu que renove o mandato da atual comissária Ursula Von der Leyen. Entendi que nesse âmbito devíamos promover uma grande coligação europeia, que fosse desde a Hungria até Lisboa para evitar a renovação desse mandato", continuou, anunciando ainda que estão a ser "desenvolvidos contactos" para "a possibilidade de um grande grupo europeu ser concorrente a estas eleições europeias".

Sublinhando que o Chega é um dos principais protagonistas nestes 'planos', Ventura apontou também que desta eventual coligação farão parte conservadores, o ID, "e outros". "E Isto pode mudar para sempre o panorama das eleições europeias, do Parlamento Europeu e das maiorias políticas em Bruxelas", considerou.

António Manuel Moreira Tânger Corrêa tem 71 anos, é vice-presidente do Chega desde 2020 e foi primeiro na lista proposta pelo partido para o Conselho de Estado em 2022.

É antigo militante do CDS-PP e desempenhou o cargo de embaixador em vários países nomeadamente no Qatar, entre 2015 e 2018, na Lituânia entre 2005 e 2008, entre outros.

[Notícia atualizada às 17h31]

Leia Também: Le Pen e Salvini contra 2º mandato de Von der Leyen na Comissão Europeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório