Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Forças de 20 países participam em manobras militares na Arábia Saudita

Vários elementos das forças armadas de 20 países eram esperadas hoje no norte da Arábia Saudita para as manobras "mais importantes" jamais realizadas na região, anunciou o Governo de Riade, líder de uma "coligação antiterrorista" recém-formada.

Forças de 20 países participam em manobras militares na Arábia Saudita
Notícias ao Minuto

21:11 - 14/02/16 por Lusa

Mundo Riade

O exercício, denominado de 'Trovão do Norte', que envolve forças terrestres, aéreas e navais, representa um "sinal forte" da vontade dos países participantes de "preservar a segurança da região", noticia a agência oficial saudita SPA.

O início e a duração das manobras militares não foram referidos pela agência, que todavia as classifica como sendo "o mais importante exercício militar" na região, considerando o número de países participantes e a natureza das armas e dos equipamentos envolvidos.

Segundo a SPA, participam nestas manobras o Egito, a Malásia, o Paquistão, Marrocos, o Chade, o Senegal e os países árabes do Golfo.

A agência não menciona, contudo, a "coligação antiterrorista" de 35 países, formada pela Arábia Saudita em dezembro último para combater os grupos jihadistas, nomeadamente, na Síria e no Iraque, mas salienta que o exercício "vem lembrar que a Arábia, os seus irmãos e os seus amigos se mantêm juntos para fazer face a todos os desafios e para salvaguardar a paz e a estabilidade na região".

Os representantes da coligação, formada por Riade para "combater o terrorismo" nos países muçulmanos, deverão reunir-se em março.

Dotada de um centro de comando em Riade, a coligação visa "apoiar operações militares na luta contra o terrorismo" em troca de informações e, se necessário, mobilizar tropas.

A Arábia Saudita já integrava a coligação internacional que, há mais de 18 meses, combate o grupo jihadista Estado islâmico (EI, também denominado Daesh) na Síria e no Iraque.

Fortemente hostil ao regime de Damasco, aliado de Moscovo e de Teerão, a Arábia Saudita disponibilizou-se para enviar aviões para a Turquia e diz-se preparada para uma operação terrestre na Síria caso os Estados Unidos aceitem conduzi-la.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório