Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Irão vai vender 40 toneladas de água pesada aos Estados Unidos

O Irão vai vender aos Estados Unidos uma parte do seu 'stock' de água pesada, usada em reatores atómicos, no âmbito do acordo nuclear com as grandes potências, declarou um alto responsável iraniano.

Irão vai vender 40 toneladas de água pesada aos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

20:01 - 12/01/16 por Lusa

Mundo Responsável

As 40 toneladas de água pesada (também denominada água deuterada, quimicamente semelhante à água normal mas com átomos de hidrogénio, os deutérios, mais pesados) vão ser vendidas pelo Irão aos EUA "através de outro país", disse o vice-presidente da Organização Iraniana de Energia Atómica, Ali Asghar Zarean, sem revelar o nome do país, nem o valor ou a data da transação.

De acordo com Ali Asghar Zarean, uma vez vendida a água pesada, "seis toneladas serão usadas em centros atómicos e o resto em centros de pesquisa norte-americanos".

O Irão tem uma central de produção de água pesada na sua área nuclear em Arak, ativa há vários anos.

A água pesada destinava-se ao reator de Arak, mas o Irão aceitou modificá-lo para garantir que não vai ser utilizado no fabrico de armas nucleares.

A decisão do Irão teve lugar como parte do acordo nuclear concluído em julho com as grandes potências e no âmbito do qual Teerão se comprometeu a limitar o seu programa atómico em troca de obter o levantamento das sanções internacionais.

Nesse sentido, Teerão transferiu para a Rússia a maior parte do urânio empobrecido de que dispunha e vai remover o coração do reator de Arak para o transformar, em cooperação com a China e os Estados Unidos.

Contudo, apenas o fará quando os documentos do acordo forem oficialmente trocados entre as partes, o que está previsto para muito breve, talvez ainda esta semana ou no início da próxima, segundo Ali Asghar Zarean.

Entretanto, o porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atómica, Behrouz Kamalvandi, revelou que os inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica já estão no Irão, onde pretendem verificar se o país cumpriu todas as obrigações estipuladas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório