Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Clima: Um acordo está ao alcance mas ainda não foi conseguido

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês e presidente da conferência das Nações Unidas para o clima defendeu hoje que está ao alcance dos negociadores obter um acordo, mas ainda não há um documento final.

Clima: Um acordo está ao alcance mas ainda não foi conseguido
Notícias ao Minuto

12:17 - 28/11/15 por Lusa

Mundo Laurent Fabius

Numa entrevista a jornais como Le Monde, El Pais e The Guardian, Laurent Fabius salientou que "esta é a manifestação diplomática mais vasta jamais organizada em França".

A conferência das partes da ONU (COP 21) para as alterações climáticas que decorre até 11 de dezembro, em Paris, junta mais de 190 países para tentar chegar a um acordo sobre a redução da emissão de gases com efeito de estufa de modo a limitar a temperatura média do planeta a dois graus.

Os negociadores vão trabalhar um texto de pré acordo conseguido em outubro, em Bona, com 54 páginas e muitas opções ainda em aberto, a entregar a 05 de dezembro ao presidente da conferência.

A sessão de abertura da COP 21 está marcada para segunda-feira, uma cerimónia em que participam mais de 140 chefes de Estado e de governo, como dos EUA ou da Rússia.

O novo primeiro-ministro português, António Costa, também vai estar em Paris, acompanhado pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

Se o trabalho dos negociadores não for conclusivo, "não tenho um texto pronto a sair do meu bolso", referiu o chefe da diplomacia francesa que vai tentar "facilitar os compromissos", "ouvindo cada um" e mantendo um "alto nível de ambição".

"Será à volta daquelas três ideias que poderemos ter sucesso. Está ao nosso alcance, mas ainda não foi conseguido", disse.

Para Laurent Fabius, é necessário avançar capítulo a capítulo para concluir um acordo diferenciado, universal, juridicamente vinculativo, duradouro, dinâmico e justo.

E insistiu que "a luta contra o desregulamento climático e a luta contra o terrorismo" são duas das principais tarefas do século XXI.

Depois dos atentados de 13 de novembro, que causaram 130 mortos, o Governo francês reforçou a segurança nesta conferência e cancelou duas marchas da sociedade civil, marcadas para domingo e dia 12 de dezembro, em Paris.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório