Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Referendo sobre casamento e adoção por casais homossexuais invalidado

Um referendo sobre casamento e adopção por casais do mesmo sexo, realizado no sábado na Eslováquia, foi considerado nulo por causa da baixa participação dos eleitores, inferior a 22 por cento.

Referendo sobre casamento e adoção por casais homossexuais invalidado
Notícias ao Minuto

07:17 - 08/02/15 por Lusa

Mundo Eslováquia

Para que os resultados do referendo fossem considerados válidos, era necessária uma participação de pelo menos 50 por cento dos eleitores, ou seja, cerca de dois milhões de cidadãos eslovacos, no entanto, a afluência às urnas fixou-se nos 21,3 por cento, segundo dados oficiais.

Apesar de invalidado, o referendo mostrou que 95 por cento dos votantes estão contra o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, 92 por cento opõem-se à adoção e 90 por cento dizem que os filhos não devem ter educação sexual se os pais não estiverem de acordo.

Apesar do referendo não ter efeito, tanto os organizadores como a comunidade LGBT valorizaram a realização da votação popular.

"As pessoas disseram sim à família", afirmou Anton Chromik, representante da organização conservadora Aliança pela Família, que convocou o referendo.

Já Martin Macko, da organização LGBT Inakosti, afirmou, citado pela agência Efe, que o referendo permitiu que o assunto e os direitos de homossexuais, lésbicas e transsexuais tivessem chegado à opinião pública.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório