Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Turistas em Espanha gastaram 63 mil milhões de euros em 2014

Os turistas estrangeiros que visitaram Espanha no ano passado gastaram cerca de 63 mil milhões de euros, mais 6,5% do que em 2013, anunciou hoje o chefe dO Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Turistas em Espanha gastaram 63 mil milhões de euros em 2014
Notícias ao Minuto

14:42 - 27/01/15 por Lusa

Mundo Mariano Rajoy

"Vêm mais, gastam mais, temos mais receitas", declarou hoje Mariano Rajoy na sua intervenção no Fórum Global de Turismo de Espanha ('Spain Global Tourism Fórum'), que se realizou hoje na capital espanhola, um dia antes do arranque da Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR).

O Fórum contou com a presença do ministro da Economia português, António Pires de Lima, que interveio no primeiro painel da manhã.

O presidente do Governo espanhol [primeiro-ministro] acrescentou mais um dado aos números de 2014 apresentados pelo ministro da Indústria, Energia e Turismo. Na semana passada, José Manuel Soria adiantou que Espanha recebeu no ano passado quase 65 milhões de turistas, um número recorde que representou um crescimento de 7,1% face a 2013.

Rajoy salientou que o turismo é o "navio almirante" da economia espanhola e especificou que o aumento do número de turistas se deveu especialmente aos mercados do Reino Unido, da França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, países asiáticos e América Latina.

O responsável, que este ano enfrentará eleições gerais, aproveitou o exemplo do Turismo para recordar que a Espanha tem crescimento económico há sete trimestres, pelo que a recuperação está lançada.

"A Espanha está à porta de um novo ciclo virtuoso de crescimento e de emprego. Já ligou o interruptor da mudança", explicou Rajoy, reiterando uma promessa antiga do seu partido, o PP, de que entre 2014 e 2015 se criará um milhão de empregos graças "às sementes" que foram as reformas efetuadas.

Para Rajoy, "o combustível dessas reformas continuará a avivar o fogo da economia, e a sala de máquinas continuará a funcionar em pleno rendimento, sem descanso".

Pouco depois, no painel que se seguiu, o ministro da Economia de Portugal também recordou que Portugal teve um ano recorde no crescimento turístico em 2014.

"O turismo cresceu 12% em 2014 (números até novembro). No final do ano teremos um número muito próximo dos 12 milhões de turistas e 16 milhões de dormidas", disse António Pires de Lima, acrescentando que o setor "é responsável por um saldo comercial positivo de quase 7 mil milhões de euros" ao longo do ano passado.

Até novembro do ano passado, os turistas estrangeiros gastaram em Portugal 9,6 mil milhões de euros, ou seja 29 milhões de euros por dia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório