À semelhança do que acontece em Portugal, os incêndios em Espanha continuam a assolar o país, nomeadamente nas regiões da Galiza, Castela e Leão e da Estremadura, apesar das previsões meteorológicas que apontam para um desagravamento da situação.
Nos últimos dias, segundo o El Mundo, foram registados 228 incêndios por todo o país, sendo que já mais de 382 mil hectares foram consumidos pelas chamas.
Castela e Leão é a região que mais preocupa com, neste momento, 29 focos ativos.
Na Galiza há sete incêndios ainda a lavrar, todos na província de Ourense, no noroeste espanhol. É aqui, no município de Larouco, que decorre um dos fogos mais preocupantes no mundo - e que já fez história ao ultrapassar os 20 mil hectares consumidos, tornando-se o maior da história da Galiza.
Nas redes sociais, os vídeos e imagens dos incêndios que lavram em Espanha multiplicam-se, mostrando paisagens pintadas a vermelho, com fumo e chamas, muitas vezes muito perto de casas, ou até mesmo de estradas.
Pode ver um desses vídeos na nossa galeria acima.
É também nesta região que bombeiros portugueses e espanhóis colaboram no combate às chamas, dado que o incêndio na Galiza já passou as fronteiras para Vila Real e assola agora Montalegre - mais concretamente, Vilar De Perdizes E Meixide.
O comandante Elísio Pereira da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) afirmou à EFE que "a coordenação entre os dois países é comum" em situações como essa, fornecendo apoio terrestre ou aéreo.
Fonte do comando sub-regional do Alto Tâmega e Barroso referiu também que o incêndio lavra em mato e floresta, em zona de declives acentuados, onde se regista vento forte, tem duas frentes a arder com intensidade e adiantou que os meios de combate estão a ser reforçados.
Na segunda-feira à tarde, este incêndio, que tem uma extensão de vários quilómetros, ameaçou a aldeia de Vilar de Perdizes.
Foi dado o alerta deste incêndio às 10h25 de segunda-feira e, neste momento, segundo a página fogos.pt, pelas 17h20, conta com 265 operacionais no terreno, apoiados por 82 viaturas e quatro meios aéreos.
Até ao momento, já foram contabilizados quatro mortos nos incêndios em Espanha.
Leia Também: Meios reforçados para combate a incêndio que veio de Espanha