O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confundiu a Rússia com o Alasca - território norte-americano que já foi russo - dias antes do seu encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.
Na segunda-feira, durante uma conferência de imprensa na Casa Branca sobre a criminalidade em Washington D.C., Trump falou sobre os seus planos para mobilizar a Guarda Nacional e colocar a polícia da cidade sob controlo federal, mas lamentou que tenha de estar presente a "falar sobre o quão insegura" é a capital norte-americana.
"Esta é uma emergência trágica e é embaraçoso para mim estar aqui", disse Trump aos jornalistas, ao lado da Procuradora-Geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, do secretário da Defesa, Pete Hegseth, e da e pela recém-confirmada procuradora de Washington, D.C., Jeanine Pirro.
"Sabem, vou ver Putin. Vou à Rússia na sexta-feira. Não gosto de estar aqui, a falar sobre o quão insegura, suja e repugnante esta outrora bela capital é", atirou, como pode ver no vídeo acima.
No entanto, Trump não vai à Rússia encontrar-se com Putin, mas sim ao estado norte-americano do Alasca, que, outrora, já pertenceu à Rússia.
Sublinhe-se que o Alasca já foi uma colónia da Rússia Imperial. Há quase 160 anos, em 1867, o Império Russo decidiu vender o território, conhecido como América Russa, aos Estados Unidos por 7,2 milhões de dólares. O Alasca viria a tornar-se, em 1959, o 49.º estado norte-americano.
Foi o próprio Trump que anunciou, na semana passada, que o "aguardado encontro" entre os dois líderes "terá lugar na próxima sexta-feira, 15 de agosto de 2025, no grande estado do Alasca".
Esta terça-feira, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que o encontro irá ocorrer em Anchorage, a maior cidade do Alasca. Quando questionada sobre a gafe de Trump, a responsável justificou que, "talvez, existam planos para Trump ir à Rússia no futuro".
MAJOR BREAKING: Karoline Leavitt just confirmed Trump had a mental lapse when he bizarrely claimed he was “going to see Putin in Russia” - while talking about ALASKA.
— CALL TO ACTIVISM (@CalltoActivism) August 12, 2025
Even his own team is struggling to explain his obvious decline.
pic.twitter.com/LkP482qmLk
Antes do encontro com Putin, Trump já indicou que em cima da mesa deverá constar uma proposta de troca de territórios com a Ucrânia, numa tentativa de colocar fim ao conflito iniciado em fevereiro de 2022.
O último encontro entre um presidente norte-americano e um homólogo russo teve lugar em Genebra, Suíça, juntando o democrata Joe Biden e Putin em junho de 2021, menos de um ano antes da invasão da Ucrânia.
Pode ver, na galeria acima, o momento em que Donald Trump 'troca' a Rússia com o Alasca.
Leia Também: Putin atualiza líder norte-coreano sobre encontro com Trump