Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Governo da Suíça quer relançar as negociações com a União Europeia

O Governo da Suíça anunciou hoje que já começou a trabalhar num novo mandato com vista a um possível relançamento das negociações com a União Europeia, para modernizar o atual quadro de relações.

Governo da Suíça quer relançar as negociações com a União Europeia
Notícias ao Minuto

16:47 - 08/11/23 por Lusa

Mundo Suíça

O executivo suíço adiantou, em comunicado que, após uma série de consultas internas, concordou em começar a redigir o novo documento que irá lançar as bases para o hipotético diálogo, mais de dois anos depois de o processo anterior ter sido prejudicado por divergências sobre assuntos chave.

Uma vez pronto o texto, o Governo deve decidir se o adota ou não e, em caso afirmativo, enviá-lo para as comissões estrangeiras e às autoridades regionais consultarem.

Atualmente, as relações entre as duas partes, Suíça e União Europeia, baseiam-se em mais de uma centena de acordos setoriais que as partes tentaram unir num único quadro sobre o qual houve um princípio de acordo em 2018, mas que colidiu com a falta de apoio suficiente na Suíça para ser aprovado e acabou suspenso.

Em maio de 2021, as autoridades suíças acabaram por romper a negociação devido a divergências em questões como imigração e ajudas do Estado.

"A Comissão Europeia foi informada da decisão", explicou no comunicado o Governo suíço, que vê agora espaço para elaborar um novo roteiro.

As autoridades suíças estão atualmente a contemplar um "pacote" de acordos que incluem questões do mercado de eletricidade, segurança alimentar e saúde, regulamentos financeiros e participação em programas da União Europeia, em particular no programa Horizonte Europa, dedicado à investigação e inovação.

O bloco também propõe "soluções institucionais" para questões já em vigor, como a participação suíça no mercado comum ou a livre circulação de pessoas, "para garantir que continuem a funcionar a longo prazo".

Leia Também: Português condenado na Suíça por tentar matar mulher. Provocou acidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório