Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Vacas loucas. Exportação de carne de vaca irlandesa para a China suspensa

Um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), popularmente conhecida como a 'doença das vacas loucas', levou, novamente, a esta suspensão. Trocas tinham sido pausadas em 2020 e retomadas em janeiro de 2023.

Vacas loucas. Exportação de carne de vaca irlandesa para a China suspensa
Notícias ao Minuto

12:12 - 08/11/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Carne de vaca

As exportações de carne de vaca da República da Irlanda para a China foram novamente suspensas após ter sido detetado um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), popularmente conhecida como a 'doença das vacas loucas', numa vaca.

Segundo a cadeia televisiva irlandesa RTÉ, o caso foi confirmado na sexta-feira pelo Departamento Irlandês de Agricultura, que analisou uma vaca de 10 anos morta.

A relação entre Irlanda e China, no que toca à exportação de carne de vaca irlandesa, é, no mínimo, atribulada. O mercado chinês reabriu as suas portas ao produto irlandês em janeiro deste ano, após um encerramento que durou três anos, precisamente na sequência de um caso de EEB descoberto em 2020.

Cabe, agora, às autoridades chinesas definir quando se reabrirá a ligação económica, diz a RTÉ.

Os casos atípicos de EEB podem ocorrer espontaneamente em bovinos mais velhos, explica, por sua vez, a BBC. Estes casos ocorrem naturalmente, ao contrário dos casos tradicionais de EEB, que são causados pela administração de alimentos contaminados a bovinos, continua a cadeia britânica.

À BBC, o Departamento de Agricultura irlandês disse não haver perigo em nenhuma fase da entrada destes animaisna cadeia alimentar humana e nenhum risco para a saúde pública.

Leia Também: Importações chinesas crescem em outubro e exportações caem pelo 6.º mês consecutivo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório