Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Supremo Tribunal dos EUA rejeita bloqueio do perdão da dívida estudantil

O Supremo Tribunal dos EUA recusou hoje uma tentativa de uma organização conservadora de bloquear o programa de perdão da dívida estudantil decretado pelo presidente Joe Biden.

Supremo Tribunal dos EUA rejeita bloqueio do perdão da dívida estudantil
Notícias ao Minuto

06:28 - 05/11/22 por Lusa

Mundo EUA

A juíza Amy Coney Barrett negou um pedido de urgência da Fundação Pacific Legal, sedeada mo Estado da Califórnia, para que o Supremo Tribunal bloqueasse a política promovida pela Casa Branca de cancelar aquela dívida até ao montante de dez mil dólares por estudante.

Porém, o plano de Biden está suspenso temporariamente por ordem de um tribunal de nível inferior, devido a uma queixa apresentada por seis Estados governados por republicanos.

Cerca de 26 milhões de pessoas já solicitaram o cancelamento da dívida desde que o programa foi anunciado, no final de agosto, segundo a Casa Branca.

Em meados de outubro, o Tribunal de Recurso do Oitavo Distrito do EUA bloqueou, de forma temporária, o perdão da dívida, até que o juiz emita uma decisão.

O recurso foi apresentado pelos Estados do Arkansas, Iowa, Kansas, Missouri, Nebraska e Carolina do Sul, depois de na quinta-feira o magistrado Henry Autrey, do Tribunal do Distrito Leste do Missouri, ter emitido uma decisão em que considerava que os queixosos não são parte prejudicada pelo perdão da dívida, pelo que recusava a sua intenção de bloqueio da decisão.

O perdão da dívida de até dez mil dólares por estudante está destinado a quem ganhe menos de 125 mil dólares por ano ou, se estiver casado, tenha rendimentos anuais inferiores a 250 mil dólares.

Leia Também: Joe Biden defende congressista californiano Mike Levin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório