Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Acidente com camião na RDCongo mata 34 pessoas, incluindo 16 crianças

Um acidente com um camião de mercadorias, que também transportava passageiros, provocou na segunda-feira a morte de 34 pessoas, incluindo 16 crianças, numa região remota do sudeste da República Democrática do Congo (RDCongo), disseram hoje as autoridades locais.

Acidente com camião na RDCongo mata 34 pessoas, incluindo 16 crianças
Notícias ao Minuto

16:40 - 28/09/22 por Lusa

Mundo RDCongo

O camião, carregado com um minibus, mercadorias e 93 passageiros, não conseguiu subir uma colina e capotou, disse Celestine Lundanda Panga, administrador do território de Lubudi, na província de Lualaba, citado pela agência France-Presse.

"Trinta e três pessoas morreram no local, enterrámo-las ontem [terça-feira] numa vala comum, porque os seus corpos já estavam em decomposição", por causa do calor, disse. "Uma mulher na casa dos 30 anos, que morreu na terça-feira no hospital devido aos seus ferimentos, será enterrada hoje", acrescentou Panga.

O número total de mortos é, portanto, de "34, incluindo nove homens, nove mulheres e 16 menores - 10 raparigas e seis rapazes", disse, acrescentando que 37 outras pessoas ficaram feridas.

Vinte e dois passageiros escaparam ilesos, tal como o motorista, que, segundo Panga, estava bêbado. "Ele tinha garrafas de álcool pesado na sua cabina. Ordenei a sua prisão", acrescentou, atribuindo o acidente à "condução sob o efeito do álcool" e às más condições da estrada.

O acidente ocorreu "ao cair da noite, por volta das 18:30, o condutor estava a conduzir depressa", disse Kabena Mwambuyu, um ferido que se encontra no hospital em Lubudi, por telefone.

"Ouvi apenas 'boom', 'boom' (...), o camião capotou, eu e o meu filho de 4 anos estávamos em cima, sentados na mercadoria, fomos atirados com outros passageiros. O meu filho tem o braço direito fraturado e a minha anca dói-me demasiado, já vi muitos mortos e feridos", explicou o comerciante.

O veículo tinha deixado Mbuji-Mayi, na província central de Kasai Oriental, e dirigia-se para Kolwezi, a capital de Lualaba.

De acordo com Déodat Kapenda, ministro provincial de Lualaba, o Governo tratou dos feridos e também prometeu "tomar medidas severas contra os condutores de camiões e comboios, que estão na origem de repetidos acidentes fatais na província".

Leia Também: RDCongo anuncia fim de recente surto de Ébola, mas deixa alerta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório