Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Homossexualidade "não é uma doença", diz Ministério da Saúde do Vietname

O Vietname proibiu a "terapia de conversão".

Homossexualidade "não é uma doença", diz Ministério da Saúde do Vietname
Notícias ao Minuto

07:48 - 22/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo LGBTQIA+

O Ministério da Saúde do Vietname anunciou a todos os departamentos de saúde do país que será proibida a "terapia de conversão" e que "a homossexualidade não é uma doença", após o ministro da Saúde ter sido informado de que existiam estabelecimentos a "oferecer curas".

"Este anúncio de que ser LGBT não é uma doença e condena a prática da terapia de conversão, é como um sonho", disse o gestor do programa de direitos LGBTI no Instituto de Estudos da Sociedade, Economia e Ambiente, Phong Vuong, à estação de televisão Al Jazeera.

"É algo que nunca pensámos que fosse acontecer, quanto mais vindo da fonte mais fiável de informação médica no Vietname", confessou, ao revelar que acredita que esta decisão terá "um impacto na juventude queer muito, muito evidente".

O responsável defendeu que a educação deve ser reforçada para que todos os profissionais de saúde tenham conhecimentos corretos sobre "lésbicas, gays, bissexuais e transexuais", defendeu o responsável, explicando que não deve haver descriminação entre o tratamento a pessoas homossexuais em ambientes médicos. 

Embora a decisão esteja tomada, não é claro como a medida será aplicada, visto que muitas pessoas LGBTQ são ainda ameaçadas e obrigadas a realizar tratamentos severos por parte da família. Como tal, Vuong salienta a importância de aumentar a supervisão e inspeção das instalações médicas.

O despacho do Ministério da Saúde do dia 3 de agosto está a ser celebrado pelos vietnamitas queer e a dar força a uma petição já em curso para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Leia Também: Bia Ferreira diz que violência é o "maior entrave" da comunidade LGBTQIA+

Recomendados para si

;
Campo obrigatório