Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Pelo menos 17 mortos em confrontos violentos na Síria

A maioria dos mortos eram membros de bandos alinhados com Estado e foram já realizados funerais silenciosos esta quinta-feira.

Pelo menos 17 mortos em confrontos violentos na Síria
Notícias ao Minuto

15:14 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Síria

Pelo menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na província síria de Sweida, na sequência de confrontos entre residentes armados e bandos alinhados com as agências de segurança do Estado. A informação foi avançada por ativistas e meios de comunicação locais, citados pela Reuters.

Em causa está uma província que tem, até agora, permanecido protegida do conflito sangrento que tem assolado o resto do país desde 2011. 

Mas uma detenção de um residente, no fim de semana, levou outros a criarem bloqueios informais de estradas, a deterem membros de bandos apoiados pelo governo e a sitiarem as suas bases, segundo o meio local Suwayda24.

Os combates resultantes deixaram 17 pessoas sem vida, segundo a direção de saúde de Sweida, que foi citada esta quinta-feira tanto pela Suwayda24, como pelo jornal pró-governamental Al-Watan.

A maioria dos mortos eram membros de bandos alinhados com o Estado e foram já realizados funerais silenciosos esta quinta-feira, disse Rayan Maarouf, ativista e diretor do Suwayda24, à Reuters.

Os restantes, pertencentes a um movimento ligado a figuras religiosas drusas e conhecidos como 'Homens de Dignidade', foram homenageados em duas procissões que atraíram cerca de 2.000 pessoas cada uma, acrescentou a mesma fonte.

A província de Sweida tinha vivido protestos raros no início deste ano, quando dezenas de pessoas se reuniram na capital provincial para exigir a suspensão dos cortes nos subsídios ao gás.

Leia Também: Três soldados turcos mortos em operações militares na Síria e no Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório