Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ícone com 500 anos saqueado do Chipre foi agora restituído à ilha

Em causa está uma obra que pertencia, originalmente, à Igreja de Cristo Antiphonitis do século XII.

Ícone com 500 anos saqueado do Chipre foi agora restituído à ilha
Notícias ao Minuto

15:09 - 12/07/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Chipre

Um ícone ortodoxo com cerca de 500 anos de idade que foi saqueado de uma igreja localizada no norte do etnicamente dividido Chipre foi agora devolvido à ilha, segundo reporta a Associated Press.

O ícone do Cristo Entronizado, que o Departamento de Antiguidades do Chipre data de entre finais do século XV ao início do século XVI, foi apresentado ao chefe da Igreja Ortodoxa da ilha, o Arcebispo Chrysostomos, numa cerimónia realizada esta terça-feira.

Isto depois da Igreja do Chipre ter rastreado o ícone até um leilão na Suíça, tendo as autoridades locais apreendido imediatamente o mesmo em 2014. Após um longo processo legal, as autoridades suíças entregaram o ícone na semana passada, tendo o mesmo sido transportado de avião para o país de onde é originário.

Em causa está uma obra que pertencia, originalmente, à Igreja de Cristo Antiphonitis do século XII, que fica perto da cidade costeira do norte de Kyrenia.

A mesma foi um dos inúmeros ícones, frescos, mosaicos e artefactos religiosos roubados de igrejas que foram abandonadas aquando de uma invasão turca em 1974, que dividiu a ilha entre os cipriotas gregos ortodoxos (a sul) e os cipriotas turcos muçulmanos (a norte). Uma invasão que, como se sabe, seguiu-se a um golpe montado por apoiantes da união do país com a Grécia.

"Os esforços para repatriar artefactos roubados continuam", acrescentou ainda o ministro dos Transportes do país, Yiannis Karousos, que apresentou hoje o ícone à igreja.

A Igreja do Chipre tem vindo a tentar, há décadas, localizar numerosos artefactos religiosos roubados de centenas de igrejas e mosteiros abandonados no norte e que foram, entretanto, vendidos no estrangeiro.

A entidade esclareceu ainda que o ícone em causa será mantido pelo arcebispado "até ao seu legítimo lugar", que é na Igreja Antiphonitis.

Leia Também: Regresso das máscaras? Aumento de casos leva o Chipre a readotar medida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório