Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Glória aos soldados". Bandeira da Ucrânia regressa à Ilha das Serpentes

Governo ucraniano garante que o momento será repetido noutras cidades ucranianas atualmente ocupadas pelas tropas russas.

O Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou, esta quinta-feira, um vídeo - que pode ver acima - que mostra o momento em que a bandeira ucraniana é novamente hasteada da Ilha das Serpentes. A bandeira azul e amarela regressou à ilha cerca de uma semana depois da retirada das tropas russas.

“Glória aos soldados ucranianos”, assinalou o ministério na rede social Twitter.

Já Andriy Yermak, chefe do gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, garantiu que a bandeira será novamente hasteada em toda a Ucrânia durante os próximos meses. “A bandeira da Ucrânia na ilha de Zmiinyi [Ilha das Serpentes]. Pela frente, temos muitos outros vídeos de cidades ucranianas que estão atualmente sob ocupação temporária. Todos nós precisamos falar mais sobre as vitórias da Ucrânia sobre a Rússia. Zmiinyi é uma dessas vitórias. Somos guerreiros orgulhosos. Glória à Ucrânia”, escreveu na rede social Telegram.

Ainda hoje, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que matou “vários militares ucranianos” que viajaram até à Ilha das Serpentes para hastear a bandeira da Ucrânia. A força aérea russa terá lançado “um ataque de alta precisão” na ilha e, “como resultado, parte do pessoal militar ucraniano foi abatido”. A Ucrânia não confirmou, até ao momento, tais alegações.

Na quinta-feira passada, o Ministério da Defesa russo admitiu que as suas forças abandonaram a ilha. Naquilo que apelidou de um "gesto de boa vontade", o organismo justificou que as tropas russas cumpriram as tarefas que lhes foram atribuídas.

Assinala-se, esta quinta-feira, o 134.º dia da guerra na Ucrânia, que já provocou, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a morte a  4.731 civis e deixou 5.900 feridos.

Leia Também: AO MINUTO: G20? "Corredor da vergonha"; Finlândia fortifica fronteira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório