Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Vice-presidente do Maláui rejeita acusações de corrupção

O vice-presidente do Maláui, Saulos Chilima, rejeitou as acusações de corrupção feitas contra si pelo Gabinete Anticorrupção, que levaram o Presidente Lazarus Chakwera a retirar-lhe todos os poderes, devido à impossibilidade legal de o demitir.

Vice-presidente do Maláui rejeita acusações de corrupção
Notícias ao Minuto

15:42 - 24/06/22 por Lusa

Mundo Malaui

O porta-voz da vice-presidência, Pilirani Phiri, afirmou que "Chilima toma nota do conteúdo do relatório do Gabinete Anticorrupção" e acrescentou que "o relatório não apresenta detalhes de alegada conduta criminosa".

O porta-voz acrescentou que Chilima foi acusado sem provas e criticou que o órgão não tenha apresentado anteriormente as suas suspeitas sobre Chilima, para este se poder pronunciar durante as investigações, segundo o jornal Nyasa Times.

"Em vez disso, uma narrativa tendenciosa foi sustentada ao longo de vários meses e que incitou o ódio público contra os indivíduos citados, que assistem impotentes enquanto as suas vidas são arruinadas à espera da oportunidade de contarem a sua versão", disse Phiri.

A este respeito, sublinhou que "há um profundo sentimento de falta de justiça" e salientou que "embora os esforços do Gabinete Anticorrupção mereçam o apoio inabalável de todos", esta "luta deve ser feita dentro da lei".

"Um requisito da lei é a presunção de inocência até que um tribunal competente declare a culpa e que as acusações de atos criminosos sejam feitas no âmbito de procedimentos judiciais", observou.

O porta-voz concluiu afirmando que Chilima "entrou no serviço público para servir os interesses do povo do Maláui e nunca esteve envolvido em tramas perversas ou criminosas, como é sugerido pelo Gabinete Anticorrupção".

O nome do vice-presidente apareceu na lista 'Sattar' do Gabinete Anticorrupção, que suspeita que Chilima e outros funcionários governamentais e das forças armadas e de segurança tenham recebido dinheiro do empresário Zuneth Sattar.

Chakwera venceu as eleições presidenciais de 2020, realizadas depois das presidenciais de 2019 - nas quais o ex-presidente Peter Mutharika foi reeleito - terem sido anuladas pelos tribunais devido a irregularidades registadas durante o processo.

Depois disso, o novo Presidente prometeu no discurso de posse no final de junho de 2020 combater a corrupção no país e pediu ao aparelho judiciário "que faça mais para acabar com a cultura da corrupção e da justiça seletiva", embora membros do seu próprio executivo tenham sido envolvidos em escândalos de corrupção.

Lazarus Chakwera anunciou em 21 de junho a retirada de todos os poderes a Saulos Chilima, e a suspensão do chefe de gabinete da Câmara dos Representantes e do chefe da polícia por corrupção.

Leia Também: Presidente do Maláui retira poderes ao vice-presidente por corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório