Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 600 km2 contaminados na Colômbia pela extração ilegal de ouro

A área contaminada pela extração de ouro na Colômbia atingiu 640 quilómetros quadrados (km2) no ano passado, indicou um relatório anual da ONU sobre esta atividade que financia grupos armados.

Mais de 600 km2 contaminados na Colômbia pela extração ilegal de ouro
Notícias ao Minuto

06:26 - 03/06/22 por Lusa

Mundo Colômbia

A ONU encontrou "provas de mineração de ouro de aluvião" em quase 100 mil hectares (mil quilómetros quadrados), 65% (640 quilómetros quadrados) dos quais se pensa serem extraídos ilegalmente através de máquinas de rios e outros cursos de água.

A extração clandestina de ouro polui a água com substâncias tóxicas como o mercúrio, sublinhou o relatório da ONU.

Estas operações "financiam grupos armados ilegais e geram graves danos ambientais", denunciou o diretor de assuntos antinarcóticos na embaixada dos Estados Unidos na Colômbia, Brian Harris, durante a apresentação do documento "Colombia: Alluvial Gold Mining 2021".

De acordo com o documento, a extração de ouro de aluvião e "o cultivo da coca convergem em 38% dos territórios identificados", sendo a Colômbia o maior exportador de cocaína do mundo e os Estados Unidos o maior consumidor desta droga.

Aqueles territórios estão concentrados no noroeste, área de influência do Clan del Golfo, o maior cartel de droga da Colômbia, e na costa do Pacífico, onde opera o Exército de Libertação Nacional (ELN), último grupo de guerrilha reconhecido do país.

A área contaminada permaneceu estável em relação a 2020, disse o representante na Colômbia do Gabinete da ONU contra a Droga e o Crime (UNODC), Pierre Lapaque, embora "a situação permaneça complexa".

Tal como no ano anterior, em 2021, metade das terras afetadas pertencem a áreas de "interesse ambiental, tais como parques naturais e reservas naturais", disse Lapaque. "Isto é alarmante para a conservação", acrescentou.

O relatório não especifica a quantidade de ouro extraído ilegalmente nem o valor comercial.

Em 2020, a Colômbia extraiu 48,6 toneladas de ouro, ou 1,5% da produção mundial.

Leia Também: Explosão em mina na Colômbia deixa pelo menos 14 desaparecidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório